Física I(FUVEST 1999) Dinâmica Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
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lincoln1000
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(FUVEST 1999) Dinâmica

Mensagem não lida por lincoln1000 »

Um veículo para competição de aceleração (drag racing) tem massa [tex3]M = 1100kg[/tex3] , motor de potência máxima [tex3]P = 2,64 \cdot 10^6W[/tex3] (~ 3.500 cavalos) e possui um aerofólio que lhe imprime uma força aerodinâmica vertical para baixo, [tex3]F_{a}[/tex3] , desprezível em baixas velocidades. Tanto em altas quanto em baixas velocidades, a força vertical que o veículo aplica à pista horizontal está praticamente concentrada nas rodas motoras traseiras, de [tex3]0,40m[/tex3] de raio. Os coeficientes de atrito estático e dinâmico, entre os pneus e a pista, são iguais e valem [tex3]\mu=0,50[/tex3] . Determine:

a) A máxima aceleração do veículo quando sua velocidade é de [tex3]120m/s[/tex3] , ([tex3]432km/h[/tex3] ), supondo que não haja escorregamento entre as rodas traseiras e a pista. Despreze a força horizontal de resistência do ar.
Resposta

[tex3]20m/s^2[/tex3]
b) O mínimo valor da força vertical [tex3]F_{a}[/tex3] , aplicada ao veículo pelo aerofólio, nas condições da questão anterior.
Resposta

[tex3]3,3\cdot10^4N[/tex3]
c) A potência desenvolvida pelo motor no momento da largada, quando: a velocidade angular das rodas traseiras é [tex3]\omega = 600rad/s[/tex3] , a velocidade do veículo é desprezível e as rodas estão escorregando (derrapando) sobre a pista.
Resposta

[tex3]1,32\cdot10^6W[/tex3]
Grato!

"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."
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Nov 2017 21 15:35

Re: (FUVEST 1999) Dinâmica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

viewtopic.php?t=24765
Já resolvida.

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joaopcarv
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Re: (FUVEST 1999) Dinâmica

Mensagem não lida por joaopcarv »

[tex3]a)[/tex3] A potência [tex3]Pot[/tex3] a uma velocidade específica [tex3]v[/tex3] é a chamada potência instantânea [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]Pot_{(e)} \ = \ F \ \cdot \ v \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]Pot_{(e)} \ \rightarrow[/tex3] A dita potência instantânea;
[tex3]F \ \rightarrow[/tex3] Força aplicada (suposta constante);
[tex3]v \ \rightarrow[/tex3] Velocidade no instante.

Além disso, [tex3]Pot \ \propto \ a[/tex3] , em que [tex3]a \ \rightarrow[/tex3] Aceleração.

Para a máxima aceleração, usamos a máxima potência [tex3]Pot_{(max)} \ = \ 2640000 \ W.[/tex3] Sendo a velocidade neste instante [tex3]v \
= \ 120 \ \frac{m}{s} \ \Rightarrow[/tex3]

[tex3]2640000 \ = \ F \ \cdot \ 120 \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\frac{2640000}{120} \ = \ F \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{F \ = \ 22000 \ N} \ \Rightarrow[/tex3] Força aplicada máxima!

Como [tex3]F[/tex3] é a que acelera o carro, então ela é a resultante das forças ou força resultante [tex3](F_r) \ :[/tex3]

[tex3]F_r \ = \ m \cdot \ a[/tex3] em que [tex3]m \ \rightarrow[/tex3] Massa.

O dragster tem massa [tex3]m \ = \ 1100 \ Kg[/tex3] , portanto [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]\cancelto{F \ = \ 22000 \ N}{F_r} \ = \ \cancelto{1100 \ Kg}{m} \ \cdot \ \cancelto{a_{(max)}}{a} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]a_{(max)} \ = \ \frac{22000}{1100} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{a_{(max)} \ = \ 20 \ \frac{m}{s^2}}} \ \Rightarrow[/tex3] Aceleração máxima do carro de corrida!

[tex3]b)[/tex3] Em tais condições de aceleração máxima, a força resultante aplicada ao carro é a força de atrito estático [tex3]F_{(at_{(e)})}[/tex3] aplicada pela pista [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]F_{(at_{(e)})} \ = \ N \ \cdot \ \mu_{(e)} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]F_{(at_{(e)})} \ \rightarrow[/tex3] Força de atrito estático;
[tex3]N \ \rightarrow[/tex3] Força normal entre o carro e a superfície;
[tex3]\mu_{(e)} \ \rightarrow[/tex3] Coeficiente de atrito estático.

Sendo [tex3]F_r \ = \ F_{(at)} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\cancelto{1100 \ Kg}{m} \ \cdot \ \cancelto{20 \ \frac{m}{s^2}}{a_{(max)}} \ = \ N \ \cdot \ \cancelto{0,5}{\mu_{(e)}} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\frac{1100 \ \cdot \ 20}{0,5} \ = \ N \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{N \ = \ 44000 \ N} \ \rightarrow[/tex3] Força normal entre a superfície e o carro!

Como o carro não afunda no chão nem flutua :lol: as forças aplicadas para baixo peso [tex3]P \ = \ m \ \cdot \ g[/tex3] , em que [tex3]g \ = \ 10 \frac{m}{s^2}[/tex3] é a aceleração da gravidade, e [tex3]F_a[/tex3] , aplicada pelo aerofólio, são equilibradas pela normal [tex3]N[/tex3] aplicada pelo chão ao carro [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]N \ = \ P \ + \ F_a \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]44000 \ = \ 1100 \ \cdot \ 10 \ + \ F_a \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]F_a \ = \ 44000 \ - \ 11000 \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{F_a \ = \ 33000 \ N}} \ \Rightarrow[/tex3] Força do aerofólio aplicada para baixo em tais condições!

[tex3]c)[/tex3] Nesta situação, quem atua resultantemente no carro é a força de atrito dinâmico (pois ocorre o deslizamento) [tex3]F_{(at_{(d)})} \ \Rightarrow[/tex3]

[tex3]F_{(at_{(d)})} \ = \ N \ \cdot \ \mu_{(d)} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]F_{(at_{(d)})} \ \rightarrow[/tex3] Força de atrito dinâmico ;
[tex3]N \ \rightarrow[/tex3] Força normal entre o carro e a superfície;
[tex3]\mu_{(d)} \ \rightarrow[/tex3] Coeficiente de atrito dinâmico.

Mas antes, vamos determinar [tex3]N[/tex3] , sabendo que "velocidade do veículo é desprezível" e que "força aerodinâmica vertical para baixo, [tex3]F_a[/tex3] , desprezível em baixas velocidades.", ou seja [tex3]F_a \ = \ 0 \ N.[/tex3]

Em tal condição, o dragster continua em equilíbrio vertical, e apenas P aplicada para baixo e N para cima [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]N \ = \ P \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]N \ = \ \cancelto{1100 \ Kg}{m} \ \cdot \ \cancelto{10 \ \frac{m}{s^2}}{g} \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{N \ = \ 11000 \ N} \ \Rightarrow[/tex3] Força normal entre a superfície e o dragster em tal situação!

Logo, para a [tex3]F_{(at_{(d)})}[/tex3] , com [tex3]\mu_{(d)} \ = \ 0,5[/tex3] e [tex3]N \ = \ 11000 \ N[/tex3] , é [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]F_{(at_{(d)})} \ = \ 11000 \ \cdot \ 0,5 \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{F_{(at_{(d)})} \ = \ 5500 \ N} \ \Rightarrow[/tex3] Força de atrito dinâmica em tal situação! (Força resultante da situação)

Ok [tex3]\checkmark[/tex3] , agora determinamos a velocidade em tal instante. A velocidade linear [tex3]v[/tex3] das rodas é transmitida para o carro de corrida toda [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]v \ = \ \omega \ \cdot \ R \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]v \ \rightarrow[/tex3] Velocidade linear;
[tex3]\omega \ \rightarrow[/tex3] Velocidade angular;
[tex3]R \ \rightarrow[/tex3] Raio.

Para as rodas, [tex3]\omega \ = \ 600 \ \frac{rad}{s}[/tex3] é a velocidade angular do instante e [tex3]R \ = \ 0,4 \ m[/tex3] é o raio [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]v \ = \ 600 \ \cdot \ 0,4 \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{v \ = \ 240 \ \frac{m}{s}} \ \Rightarrow[/tex3] Velocidade linear do raio e consequentemente do carro!

Por fim, sendo [tex3]F \ = \ F_{(at_{(d)})} \ = \ 5500 \ N[/tex3] e [tex3]v \ = \ 240 \ \frac{m}{s}[/tex3] , calculamos a potência instantânea desenvolvida [tex3]\Rightarrow[/tex3]

[tex3]Pot_{(e)} \ = \ 5500 \ \cdot \ 240 \ \rightarrow[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{Pot_{(e)} \ = \ 1320000 \ W}} \ \Rightarrow[/tex3] Potência instantânea desenvolvida na situação!
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Re: (FUVEST 1999) Dinâmica

Mensagem não lida por joaopcarv »

MafIl10 escreveu: 21 Nov 2017, 15:35 viewtopic.php?t=24765
Já resolvida.
Eu tinha aberto o tópico e nem atualizei... ksksksksks não vi a sua resposta :D :P
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Re: (FUVEST 1999) Dinâmica

Mensagem não lida por lincoln1000 »

Desculpe MafIl10, não tinha encontrado.

Agradeço sua resolução joaopcarv, você explica muito bem

"Como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz."
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