Ensino SuperiorEDP (Analise)

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).
Avatar do usuário
Swiichi
2 - Nerd
Mensagens: 168
Registrado em: 07 Jan 2012, 20:05
Última visita: 22-04-20
Agradeceu: 33 vezes
Agradeceram: 72 vezes
Out 2015 02 17:22

EDP (Analise)

Mensagem não lida por Swiichi »

Boa tarde,

comeco o texto pedindo perdao pela ausencia de acentuacao no texto, o teclado aqui e' americano e nao possui tais artefatos.

Estudando equacoes diferenciais parciais, eu me deparei com uma coisa recorrente e gostaria de saber (caso alguem tenha conhecimento na area) se minha suposicao e' correta:

Suponha uma equacao diferencial parcial que possa ser escrita da seguinte forma:
[tex3]Fu=0[/tex3]
onde [tex3]F[/tex3] e' um operador contendo derivadas parciais de qualquer ordem. Suponha ainda que [tex3]F[/tex3] possa ser fatorado por um produto de [tex3]n[/tex3] termos "mais simples", que eu chamarei de [tex3]f_i[/tex3] , onde [tex3]i=1,2,...,n[/tex3] . Ou seja,
[tex3]Fu=f_1.f_2. ... .f_n u=0[/tex3]
Dadas essas hipoteses, suponha por fim que as solucoes de cada equacao da forma
[tex3]f_i u=0[/tex3]
seja conhecida e denotada por u=g_i. Entao, se cada solucao g_i for linearmente independente da outra (isto e', o wronskiano delas e' diferente de zero), entao a solucao de
[tex3]Fu=0[/tex3]
e' dada pela combinacao linear das funcoes g_i? ou seja,
u=A_1g_1+A_2g_2+...+A_ng_n?
E se caso algumas funcoes nao forem LI entre si, multiplicar uma delas por potencias de [tex3]x[/tex3] (para torna-las LI entre si) tambem resultaria na solucao da primeira EDP?

Obrigado!

Editado pela última vez por Swiichi em 02 Out 2015, 17:22, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Ensino Superior”