Física Isistema conservativo

Mecânica: Estática e Dinâmica
Avatar do usuário
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: 04 Nov 2017, 19:00
Última visita: 08-11-21
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 9 vezes
Nov 2020 03 11:35

sistema conservativo

Mensagem não lida por HenryInfa »

Uma bola de massa m e de dimensões desprezíveis é abandonada e desliza a partir da posição O em uma rampa sem atrito, conforme a figura. Considerando o sistema conservativo, certamente, a bola irá atingir até o ponto.
arrumar.png
arrumar.png (15.35 KiB) Exibido 811 vezes
a) A
b) B
c) C
d) D
Resposta

gab: B

Editado pela última vez por caju em 03 Nov 2020, 18:37, em um total de 1 vez.
Razão: retirar imagem de servidores externos.
"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:
Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Nov 2020 16 11:55

Re: sistema conservativo

Mensagem não lida por Planck »

Olá, HenryInfa.

Por uma análise qualitativa, se toda energia se conserva, a energia potencial gravitacional é totalmente transformada em energia cinética quando a bola passa pelo solo. Após isso, toda energia cinética irá se transformar em energia potencial gravitacional ao longo da trajetória. Se a bola saiu de uma altura [tex3]x,[/tex3] só é possível retornar à uma altura [tex3]x.[/tex3] Matematicamente:

[tex3]\mathrm{
E^P_O + E_O^C = E^P_n + E^C_n \iff m \, g \, h_O = m \, g \, h \\ \implies h_O = h
}[/tex3]

Apesar de B e D estarem na mesma altura que O, só há energia suficiente para chegar a B.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Física I”