Mateus, obrigado pela resposta. Digamos que "matematicamente" eu consigo entender que cortamos a massa porque ela multiplica todos termos da equação, mas isso não parece "bater" com a realidade. Por exemplo, ao imaginar um carro e um caminhão freando até parar, não consigo visualizar como a massa não importa, já que parece ser mais "difícil" parar um caminhão do que um carro.MateusQqMD escreveu: ↑17 Abr 2019, 15:14 No meu primeiro comentário eu mostrei o motivo da aceleração da frenagem não depender da massa do carro:
O que vai mudar de uma situação para outra é a força que age em cada um deles.MateusQqMD escreveu: ↑14 Abr 2019, 19:56 Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever:
[tex3]\text{F}_{\text{at}} = \text{m} \cdot \text{a}[/tex3]
Mas,
[tex3]\text{F}_{\text{at}} = \mu \cdot \text{F}_{\text{n}} = \mu \cdot \text{m} \cdot \text{g} [/tex3]
Comparando essas duas equações, o módulo da aceleração desenvolvida na frenagem será
[tex3]\mu \cdot \text{m} \cdot \text{g} = \text{m} \cdot \text{a} \,\,\, \Rightarrow \,\,\, \text{a} =\mu \cdot \text{g} [/tex3]
Tem algo a ver com a força de resistência do ar?