Física ITensão máxima no cabo Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 26 06:42

Tensão máxima no cabo

Mensagem não lida por legislacao »

Pessoal, eu achei duas resoluções diferentes pra esse exercício e gostaria de confirmar qual está correta, abaixo do exercício botei as duas resoluções.

A cana-de-açúcar depois de cortada é transportada até a usina por treminhões, que são compostos pela cabina, também chamada de cavalo, e mais dois reboques. Por lei, a carga máxima permitida que pode ser transportada por um treminhão é de 60 toneladas; entretanto, cada reboque pode suportar uma carga máxima de até 45 toneladas. Considere que:

• os reboques estão acoplados por um cabo de massa desprezível o qual pode suportar uma tensão máxima de até 35 x 10³ N;

• o papel do cavalo é aplicar uma força F nos dois reboques, conforme ilustração a seguir.
caminhao.png
caminhao.png (13.78 KiB) Exibido 4011 vezes
Nesse contexto, o cavalo, em um trecho reto, consegue imprimir uma aceleração máxima de módulo 0,5 m/s² ao treminhão transportando carga máxima permitida.

Item I. A tensão máxima que o cabo vai suportar é de 27,5 x10³ N.

resolução 1:
t=m.a
t=30.000 . 0,5 = 15.000

resolução 2:

t = m.a
t = 45.000 . 0,5
t = 22.500

Eu acredito que a resolução 2 é a correta, pois na resolução 1 se assumiu que a divisão da carga iria acontecer exatamente igual para cada reboque, porém ao meu ver nada garante que seria dessa forma. Como cada reboque pode aguentar 45 toneladas, poderiamos ter uma diferente divisão, como por exemplo 45 toneladas no primeiro e 15 toneladas no ultimo, o que alteraria totalmente o resultado. Assim creio que o correto seja considerar que a tração máxima seja quando o reboque está na sua capacidade máxima, obviamente respeitando o limite do caminhão (treminhão) lá da frente, que é de 60 toneladas.

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1346 vezes
Abr 2019 26 09:32

Re: Tensão máxima no cabo

Mensagem não lida por MateusQqMD »

legislacao escreveu: 26 Abr 2019, 06:42 resolução 2:

t = m.a
t = 45.000 . 0,5
t = 22.500

Eu acredito que a resolução 2 é a correta, pois na resolução 1 se assumiu que a divisão da carga iria acontecer exatamente igual para cada reboque, porém ao meu ver nada garante que seria dessa forma. Como cada reboque pode aguentar 45 toneladas, poderíamos ter uma diferente divisão, como por exemplo 45 toneladas no primeiro e 15 toneladas no ultimo, o que alteraria totalmente o resultado. Assim creio que o correto seja considerar que a tração máxima seja quando o reboque está na sua capacidade máxima, obviamente respeitando o limite do caminhão (treminhão) lá da frente, que é de 60 toneladas.
Você está correto. A outra resolução está errada por isso mesmo, é possível que o segundo vagão fique com uma carga de 45 kg.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 26 09:44

Re: Tensão máxima no cabo

Mensagem não lida por legislacao »

MateusQqMD escreveu: 26 Abr 2019, 09:32
legislacao escreveu: 26 Abr 2019, 06:42 resolução 2:

t = m.a
t = 45.000 . 0,5
t = 22.500

Eu acredito que a resolução 2 é a correta, pois na resolução 1 se assumiu que a divisão da carga iria acontecer exatamente igual para cada reboque, porém ao meu ver nada garante que seria dessa forma. Como cada reboque pode aguentar 45 toneladas, poderíamos ter uma diferente divisão, como por exemplo 45 toneladas no primeiro e 15 toneladas no ultimo, o que alteraria totalmente o resultado. Assim creio que o correto seja considerar que a tração máxima seja quando o reboque está na sua capacidade máxima, obviamente respeitando o limite do caminhão (treminhão) lá da frente, que é de 60 toneladas.
Você está correto. A outra resolução está errada por isso mesmo, é possível que o segundo vagão fique com uma carga de 45 kg.
Muito obrigado pela resposta!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Física I”