Física II(Cesupa — Adapt.) Escalas termométricas Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Set 2020 01 09:28

(Cesupa — Adapt.) Escalas termométricas

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Poderiam me ajudar a entender por que a alternativa "b" está errada? Eu até consigo chegar na "c". Eu precisaria variar três unidades de X para variar 1 única unidade de Y. Penso que a unidade de medida da escala X seja menor que a unidade de medida da escala Y.
Cesupa (Adapt.) — Um termômetro graduado numa escala arbitrária X assinala 80º X e 20º X quando um outro termômetro, também graduado numa outra escala arbitrária Y, registra 30 ºY e 10 ºY, respectivamente. Nestas condições, pode-se afirmar que:
(a) estas escalas nunca registrarão um mesmo valor.
(b) a unidade de medida da escala X é menor do que a unidade de medida da escala Y.
(c) a variação da unidade de medida da escala X é o triplo da variação da unidade de medida da escala Y.
(d) qualquer indicação da escala Y será sempre igual à metada do valor assinalado pela escala X.
Resposta

c

Editado pela última vez por anastacialina em 01 Set 2020, 09:28, em um total de 1 vez.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
AnthonyC
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 964
Registrado em: 09 Fev 2018, 19:43
Última visita: 21-02-24
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes
Out 2020 27 23:52

Re: (Cesupa — Adapt.) Escalas termométricas

Mensagem não lida por AnthonyC »

anastacialina escreveu: 01 Set 2020, 09:28 Poderiam me ajudar a entender por que a alternativa "b" está errada?
Y precisa variar em 60º enquanto X precisa variar apenas 20º para representar a mesma variação de temperatura. Logo, podemos dizer que:
20 ºX=60 ºY
1 ºX=3 ºY
Então uma variação de um grau que X equivale a 3 graus de variação de Y. Então a unidade X é maior que a variável Y.

Pra ficar mais claro, vou pegar um exemplo real. Um atm equivale a aproximadamente [tex3]10^5[/tex3] Pascal. Então, se eu aumentar a pressão em um atm, estarei aumentando em [tex3]10^5[/tex3] Pascal. Assim, fica óbvio que a unidade atm representa uma quantidade de pressão maior que a unidade Pascal.

[tex3]\color{YellowOrange}\textbf{Não importa o quanto se esforce ou evolua, você sempre estará abaixo do Sol}[/tex3]
[tex3]\textbf{Escanor}[/tex3]
Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Out 2020 29 13:40

Re: (Cesupa — Adapt.) Escalas termométricas

Mensagem não lida por anastacialina »

Ah... assim sim. Depois que você explica fica tão óbvio. LOL.

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem (AFA 1999) Escalas Termometricas
    por brunoafa » » em Física II
    5 Resp.
    6763 Exibições
    Últ. msg por Socrates
  • Nova mensagem Escalas Termométricas
    por professorwad » » em Física II
    0 Resp.
    1224 Exibições
    Últ. msg por professorwad
  • Nova mensagem Escalas termométricas
    por Deleted User 24505 » » em Física II
    1 Resp.
    1170 Exibições
    Últ. msg por Ósmio
  • Nova mensagem (UFRGS) Escalas Termométricas
    por joãofw » » em Física II
    2 Resp.
    1804 Exibições
    Últ. msg por joãofw
  • Nova mensagem (UEPG PSS - 2014) Escalas Termométricas
    por eivitordias » » em Física II
    1 Resp.
    1289 Exibições
    Últ. msg por MateusQqMD

Voltar para “Física II”