Gramática(UNEB 2019) Sintaxe e Outros Assuntos

Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: 28 Dez 2011, 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Agradeceu: 623 vezes
Agradeceram: 1043 vezes
Dez 2022 26 00:30

(UNEB 2019) Sintaxe e Outros Assuntos

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes. Em que pesem os seus aspectos positivos implicitamente, traz em seu bojo o ideal de união e confraternização entre os povos, há que se destacar que não se podem esquecer os aspectos particulares da cultura, da língua, das tradições de cada povo. Há que se destacar a importância da identidade cultural de cada país.

Por outro lado, também o conceito de identidade nacional brasileira é frequentemente discutido. Já se afirmou que a identidade nacional se confundiria com a identidade cultural face à grande heterogeneidade de traços culturais ligados à diversidade dos grupos étnicos. Contudo, apesar de ser um país de dimensões geográficas gigantescas e de grande diversidade cultural, econômica, social e étnica, o Brasil tem no idioma português um elemento de unificação do país. Falamos português, apesar dos inúmeros sotaques e vocabulários regionais. Portanto, um dos fortes aspectos da identidade nacional brasileira é a língua.

Há quem defina a identidade nacional como um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. E muitos entendem que a cultura e a identidade estão inteiramente ligadas. Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.

Diante destes pontos que visam incentivar a reflexão sobre o assunto, ainda é preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.

E, se identidade nacional é interpretada como somatória de valores culturais resultantes da vivência, é igualmente importante que o governo, a sociedade e os profissionais ligados à área cultural resgatem sempre a memória de todos os registros que embasaram as decisões, os fatos, as atividades, o acervo, a legislação, que propiciaram a evolução do que se entende, nos dias atuais, como identidade cultural do Brasil.

Importância de se preservar a identidade cultural do Brasil. Disponível em: http://www.saaesp.org.br/arquivos/2117>. Acesso em: 14 nov. 2018.

“há que se destacar que não se podem esquecer os aspectos
particulares da cultura”
(l. 6-8)
Em relação à passagem destacada do texto, é correto afirmar:

01) o verbo haver está aplicado no seu sentido impessoal, podendo ser flexionado para concordar com “aspectos particulares,” para isso, basta levá-lo para o final da oração.

02) O conector “que”, nos dois registros, inicia orações com função substantiva.

03) A partícula “se”, nas duas situações, possui diferentes usos: inicialmente funciona como pronome reflexivo e, em seguida, como uma indeterminação do agente nominal.

04) A expressão “da cultura” exerce função de complemento nominal.

05) A locução verbal “podem esquecer” poderia ser substituída pela forma simples “esquece” sem ferir a norma-culta.
Resposta

Gabarito: 02

As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Gramática”