Genética, Citologia e BioquímicaHerança ligada ao sexo Tópico resolvido

Avatar do usuário
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: 14 Jan 2019, 12:58
Última visita: 09-01-22
Agradeceu: 32 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Set 2020 01 21:28

Herança ligada ao sexo

Mensagem não lida por Madu1 »

De acordo com a Primeira Lei de Mendel, nossos fenótipos são determinados por pares de alelos. No caso das heranças ligadas ao sexo, dos genes que estão no cromossomo x, basta somente a presença de um gene para que o homem desenvolva o fenótipo. Por que isso acontece? O "correto" não deveria ser os homens não apresentarem o fenótipo determinado, já que não apresentam outro cromossomo x para parear?

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1346 vezes
Set 2020 02 10:24

Re: Herança ligada ao sexo

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, Madu1, tudo bem?

Isso acontece pois determinados genes não possuem alelo correspondente no cromossomo Y. Ou seja, o padrão de herança ligada ao cromossomo sexual X caracteriza-se pelo fato de determinada característica ser ou não expressa pelo gene presente no cromossomo X.

Por exemplo, a hemofilia é uma doença ligada ao cromosso X em que a pessoa hemofílica passa a ter problemas de coagulação sanguínea. O alelo normal do gene (H) produz fator VIII funcional e atua como dominante, condicionando fenótipo não hemofílico; o alelo mutante (h), recessivo, condiciona ausência do fator VIII, sendo responsável pela hemofilia. Homens de genótipo XhY e mulheres de genótipo XhXh são hemofílicos; homens de genótipo XHY e mulheres de genótipos XHXH e XHXh são, em geral, normais quanto a essa característica.

Abs.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: 14 Jan 2019, 12:58
Última visita: 09-01-22
Agradeceu: 32 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Set 2020 02 20:25

Re: Herança ligada ao sexo

Mensagem não lida por Madu1 »

É exatamente nisto que fiquei com dúvida. Se não há genes para parear no cromossomo Y, o "correto" não deveria ser não manifestar o fenótipo?
Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1346 vezes
Set 2020 03 11:38

Re: Herança ligada ao sexo

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Aí que tá, Madu.

Não é preciso a presença de dois genes em cromossomos correspondentes para que determinada característica seja manifestada. Basta que existe um gene funcional.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”