Física III(Unicamp) - Indução Eletromagnética

Eletricidade e Magnetismo
Avatar do usuário
Willm17
1 - Trainee
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Abr 2012, 00:07
Última visita: 13-01-24
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 42 vezes
Set 2014 17 22:06

(Unicamp) - Indução Eletromagnética

Mensagem não lida por Willm17 »

Uma espira quadrada de lado a atravessa com velocidade constante uma região quadrada de lado b, b > a, onde existe um campo magnético no tempo e no espaço. A espira se move da esquerda a direita e o campo magnético aponta para cima, conforme a figura adiante. Segundo um observador que olha de cima para baixo, qual será o sentido da corrente na espira (horário ou anti-horário), quando:
Sem título.png
Sem título.png (10.51 KiB) Exibido 6320 vezes
a) ela está entrando na região do campo magnético.
b) ela está no meio da região.
c) ela está saindo da região.

Quanto à minha dúvida, é no item a e c, pois quando a espira estiver próxima do campo, ela cria um campo de sentido contrário para anular a corrente induzida, ou seja, um campo magnético para baixo. Utilizando-se da Regra da Mão Direita, como faço para determinar o sentido da corrente induzida se o campo é para baixo e o observador está na parte de cima?
Resposta

a) horário
b) não varia o fluxo e a corrente é nula
c) anti-horário

Editado pela última vez por Willm17 em 17 Set 2014, 22:06, em um total de 1 vez.
"A natureza e as suas leis jaziam na noite escondidas.
Disse Deus “Faça-se Newton” e houve luz nas jazidas."
Avatar do usuário
LPavaNNN
2 - Nerd
Mensagens: 140
Registrado em: 03 Nov 2012, 23:14
Última visita: 01-08-20
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 84 vezes
Set 2014 18 20:37

Re: (Unicamp) - Indução Eletromagnética

Mensagem não lida por LPavaNNN »

Quando ela esta entrando no campo, a àrea aumenta, portanto o fluxo magnético também aumenta, pra equilbrar, vai ser induzida um campo contrário na espira, um campo para baixo, usando a regra da mão direita envolvente, se acha a corrente no sentido horário:

Quando ela está parada, nem a àrea e nem o campo varia, sendo assim, o fluxo varia, ou seja, n tem corrente induzida.

quando ela sai do campo, a área diminui, sendo assim, o fluxo diminui, assim como o campo pra cima, pra equilibrar, va haver um campo de baixo pra cima. usando a regra da mão direita envolvente, acha-se a corrente no sentido anti-horário

Lucas Pavan
Avatar do usuário
Willm17
1 - Trainee
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Abr 2012, 00:07
Última visita: 13-01-24
Agradeceu: 45 vezes
Agradeceram: 42 vezes
Set 2014 18 21:17

Re: (Unicamp) - Indução Eletromagnética

Mensagem não lida por Willm17 »

Como eu me oriento para saber o sentido da corrente induzida pela Regra da Mão Direita, pois pela imagem não estou conseguindo me orientar.

"A natureza e as suas leis jaziam na noite escondidas.
Disse Deus “Faça-se Newton” e houve luz nas jazidas."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Física III”