Genética, Citologia e BioquímicaConservação de alimentos Tópico resolvido

Avatar do usuário
Paitt
Pleno
Mensagens: 75
Registrado em: 16 Nov 2014, 17:57
Última visita: 13-11-17
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 2 vezes
Mai 2015 09 19:21

Conservação de alimentos

Mensagem não lida por Paitt »

Qual a diferença entre conservar alimentos com sal e açucar?

Avatar do usuário
Morgana
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jul 2015, 11:06
Última visita: 08-05-16
Agradeceu: 2 vezes
Jul 2015 09 16:41

Re: Conservação de alimentos

Mensagem não lida por Morgana »

Dê uma olhada, talvez este artigo tire sua dúvida.

´´A adição de solutos é outra forma de controle de umidade, entretanto, neste método não há retirada de água. O que ocorre quando adicionamos um soluto no alimento é a “captura” da água livre no alimento pelo soluto, tornando a água indisponível para a sua utilização por microrganismos e reações químicas.

A desidratação osmótica é bastante utilizada como um pré-processo de desidratação, uma vez que a água removida é da ordem de 40% a 70%. A água restante pode ser retirada, por exemplo, por atomização, diminuindo bastante os custos com energia.

O processo consiste na imersão do alimento (geralmente frutas e hortaliças) em solução supersaturada de soluto. O que ocorre é a “captura” da água do alimento pelo soluto. Os solutos geralmente são pouco absorvidos pelos produtos, uma vez que a permeabilidade das membranas celulares a este tipo de composto é pequena.

Os solutos mais utilizados com esta finalidade são o açúcar e o sal. No dia-a-dia utilizamos este tipo de conservação, mas nem sempre sabemos os princípios físico-químicos presentes nos métodos.

Na produção de geleias caseiras utilizamos a adição de açúcar, além do caráter conservativo, este método serve para transformar um alimento em outro, agregando valor no mercado comercial. A adição de açúcar tem como objetivo conservar o alimento por mecanismo osmótico. Tem aplicação em doces em pasta, frutas cristalizadas, glaceadas ou em compotas, as geleias, o suco de uva, o leite condensado.

O açúcar, como o sal, age por osmose, desidratando as células, porém no caso do açúcar ocorre uma situação diferente, pois o mesmo não é um meio de cultura propício para multiplicação bacteriana como é o sal.

Já o sal, é utilizado, por exemplo, para a produção da carne de sol e carne seca. Um método utilizado em grande parte das vezes pela carência de refrigeração e congelamento, hora por parte de equipamentos, hora por parte de disponibilidade energética.

A carne é um dos principais alimentos que supre as necessidades nutricionais de proteínas, portanto, quando não se pode lançar mão da refrigeração e do congelamento, se faz necessário encontrarmos alternativas para a conservação da mesma para que haja disponibilidade para o consumo frequente.

O sal usado na conservação dos alimentos pode ter três origens: solar (marinho), minas profundas (extraído com água) e minas superficiais. Dentre os três, o solar apresenta uma carga microbiana maior. A maioria da microbiota é constituída por bactéria halofílicas. Estas podem produzir alteração na coloração do alimento salgado. O microrganismo responsável por esta alteração é o Halobacterium. Além disso, o sal pode apresentar certas impurezas.

O sal adicionado aos alimentos tem outras funções na tecnologia alimentar, além de sua ação desidratante e consequentemente bactericida. O sal ressalta o paladar do alimento e ajuda na digestão.´´

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”