Físico-Química(Fuvest - 2007) Carvões Tópico resolvido

Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Out 2020 31 15:21

(Fuvest - 2007) Carvões

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, gente? Sup? :lol: Poderiam me ajudar nessa questão aqui? Só a letra 'c', tá?

Eu gostaria de saber qual dessas equações estaria certa e por quê? Eu fiz a primeira, e ao pesquisar na web vi algumas outras resoluções mostrando a primeira também, mas o meu livro traz a segunda equação. Vejam:

1º. 4 FeS2 + 11 O2 = 2 Fe2O3 + 8 SO2
2º. 2 FeS2 + 5 O2 = 2 FeO + 4 SO2

Como eu saberia escolher corretamente?
Fuvest 2007 — Existem vários tipos de carvão mineral, cujas composições podem variar, conforme exemplifica a tabela a seguir.
581.png
581.png (100.32 KiB) Exibido 1252 vezes
a) Qual desses tipos de carvão deve apresentar menor poder calorífico (energia liberada na combustão por unidade de massa de material)? Explique sua resposta.
b) Qual desses tipos de carvão deve liberar maior quantidade de gás poluente (sem considerar CO e CO2) por unidade de massa queimada? Justifique sua resposta.
c) Escreva a equação química balanceada que representa a formação do gás poluente a que se refere o item b (sem considerar CO e CO2).
d) Calcule o calor liberado na combustão completa de 1,00 x 103 kg de antracito (considere apenas a porcentagem de carbono não volátil).

Dados:
• entalpia de formação do dióxido de carbono gasoso ... –400 kJ/mol
• massa molar do carbono ... 12 g/mol
Resposta

a) O tipo de carvão lignito deve apresentar o menor poder calorífico, uma vez que possui a menor porcentagem em massa de carbono não volátil.
b) Além dos gases CO e do CO2, ocorrerá a liberação de SO2 devido à combustão da pirita (FeS2). O carvão que apresentar maior teor de pirita, ou seja, o carvão betuminoso, liberará maior quantidade de poluentes.
c) 2FeS2_(s) + 5O2_(g) → 2FeO_(s) + 4SO2_(g)
d) 2,8 * 10^7 kJ

Na remota possibilidade de eu ter digitado algo errado, aqui vai a questão e gabarito em forma de imagem (eu revisei, blz, mas vai que...):
582.png
582.png (223.59 KiB) Exibido 1252 vezes

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 15-06-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Nov 2020 01 01:46

Re: (Fuvest - 2007) Carvões

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá anastacialina,

Como a questão não afirma nada a respeito da oxidação do ferro e a prioridade é indicar a queima do enxofre que gera o gás poluento, acredito que ambas estariam corretas. De início, escreveria a segunda porque afirma-se que a pirita é formada por íons ferroso, mas acredito que a primeira esteja mais correta pois o oxigênio é capaz de oxidar o ferro. Na dúvida, escreva ambas. Como o foco da questão é saber a respeito da geração do gás poluente, ambas cumprem com o comando. Ao mesmo tempo, escrevendo as duas você evidencia essa questão de não informarem sobre o ferro e quem saiba o corretor aceite ou só ignore.

Avatar do usuário
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: 26 Abr 2020, 14:22
Última visita: 03-11-22
Nov 2020 01 09:34

Re: (Fuvest - 2007) Carvões

Mensagem não lida por anastacialina »

Obrigado, sweaty Ósmio! ♥♥♥

Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem (FUVEST - 2007) Probabilidade
    por Valdir » » em Pré-Vestibular
    3 Resp.
    1605 Exibições
    Últ. msg por reznor
  • Nova mensagem Fuvest 2007 segunda fase
    por Gabipa » » em Química Geral
    3 Resp.
    1605 Exibições
    Últ. msg por Lars
  • Nova mensagem (ESTÁCIO DE SÁ-2007) Óptica
    por marce » » em Física II
    1 Resp.
    1227 Exibições
    Últ. msg por TarekVilela
  • Nova mensagem (ESTÁCIO DE SÁ-2007) Força
    por marce » » em Física I
    1 Resp.
    703 Exibições
    Últ. msg por aleixoreis
  • Nova mensagem (ESTÁCIO DE SÁ-2007) Isomeria óptica
    por marce » » em Química Geral
    1 Resp.
    974 Exibições
    Últ. msg por MicheleAlves

Voltar para “Físico-Química”