Física IIExpansão gasosa Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.
Avatar do usuário
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Mai 2020 03 12:06

Expansão gasosa

Mensagem não lida por albeistein »

"Existem algumas situações em que uma quantidade significativa de um líquido passa para o estado sólido em apenas alguns segundos, o que normalmente é chamado de congelamento instantâneo. Isso pode acontecer quando se pega, com a mão, uma latinha que contém refrigerante em estado líquido e em temperatura abaixo de zero grau Celsius, por exemplo. Nesse caso, o calor da mão é transmitido para o metal da latinha e, em seguida, para o refrigerante, que perde o gás carbônico nele dissolvido."

No caso citado, o rápido congelamento pode ocorrer porque o(a)

(C) temperatura do refrigerante diminui quando o gás carbônico é liberado por ele.

-
Esta é a alternativa correta da questão. E minha dúvida é exatamente nela.

Entendo que o refrigerante cede calor para o gás carbônico e este sofre expansão. Então, quando o gás carbônico expande, ele deixa, em parte, de ser soluto? É isso que ocorre?
Resposta

Alternativa C.

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Mai 2020 03 12:26

Re: Expansão gasosa

Mensagem não lida por Ósmio »

albeistein,

Então, vou deixar minha possível explicação aqui.

Como o processo é isobárico (pressão na latinha constante) o gás recebe calor e realiza trabalho sofrendo expansão segundo a 1° lei da termodinâmica:

[tex3]\Delta U=Q-W [/tex3]

Porém, o trabalho realizado por ele é menor que o calor absorvido, então, a sua temperatura aumenta. Com o aumento da temperatura do gás, sua solubilidade diminui. No entanto, com o aumento da energia interna dele, a vizinhança (a bebida) tem sua temperatura diminuída.

Espero que tenha entendido, que tenha te ajudado e que essa seja uma explicação plausível. :D

Avatar do usuário
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Mai 2020 06 14:20

Re: Expansão gasosa

Mensagem não lida por albeistein »

É sim, obrigado.
Uma pergunta: Essa questão envolveu 1º lei da Termodinâmica, solubilidade de gás em líquido e transmissão de calor (resolvendo de outro modo, poderia usar ainda o efeito crioscópico). Tenho percebido que as questões de Física que mais erro são essas questões multi-temas (às vezes, interdisciplinares). Me dá alguma dica?
Não existe fórmula, mas pensei em: domínio de conteúdo (dos conteúdos, na verdade) + praticar bastantes questões desse tipo + dar uma atenção p as conexões dos conteúdos com os fenômenos cotidianos (muitos livros didáticos têm aquelas seções "saiba mais", "texto complementar", "amplie seus conhecimentos", etc dedicadas p isso)
Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Mai 2020 06 14:28

Re: Expansão gasosa

Mensagem não lida por Ósmio »

albeistein,

Eu além do que você disse começaria a pesquisar em inglês. Muitas das vezes quando eu to em dúvida tento procurar a questão ou o fenômeno em inglês tipo: "gas solubility in water and temperature". Mais de 50% dos casos sempre encontro algo que me ajuda muito.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem Expansão gasosa
    por FISMAQUIM » » em Físico-Química
    1 Resp.
    897 Exibições
    Últ. msg por danielbabico
  • Nova mensagem Mistura Gasosa
    por gueucr » » em Química Geral
    1 Resp.
    1181 Exibições
    Últ. msg por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem (ITA) Mistura gasosa e fração em mols
    por Liliana » » em Físico-Química
    7 Resp.
    4016 Exibições
    Últ. msg por Liliana
  • Nova mensagem Transformação gasosa
    por IGFX » » em Física I
    2 Resp.
    1019 Exibições
    Últ. msg por IGFX
  • Nova mensagem Mistura gasosa
    por FISMAQUIM » » em Química Orgânica
    8 Resp.
    2014 Exibições
    Últ. msg por MateusQqMD

Voltar para “Física II”