Para que o sistema de equações (a-2) x + 3y = 4 e 2x-6y =10 tenha representação gráfica de retas concorrentes, devemos ter:
a igual a - 3.
a diferente de 1
a diferente de 2
a igual a 1
a igual a 2
Ensino Superior ⇒ Sistema linear - Interpretação geométrica Tópico resolvido
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Abr 2015
28
12:42
Re: Sistema linear - Interpretação geométrica
Na forma [tex3]px+qy+c=0[/tex3]
Obs1: Com três variáveis, tudo isso muda, pois as equações passariam a representar planos, além do que, no espaço tridimensional, retas que não são paralelas podem ser reversas e não concorrerem.
Obs2: Pode-se usar os coeficientes [tex3]p[/tex3] e [tex3]q[/tex3] para obter um vetor que tem a mesma direção da reta, em vez do normal, a saber, [tex3]\vec{v}=(-q,p)[/tex3] , mas a conclusão de que as coordenadas correspondentes não podem ficar proporcionais é rigorosamente a mesma.
Feita toda essa preparação, tudo o que temos de fazer é estabelecer que [tex3]\frac{a-2}{2}[/tex3] seja diferente de [tex3]\frac{3}{-6}[/tex3] , ou seja, o único valor de [tex3]a[/tex3] que não serve é raiz da igualdade [tex3]\frac{a-2}{2}=\frac{3}{-6}[/tex3] .
Resolvendo-a, fica [tex3]2-a=1[/tex3] . Então [tex3]\boxed{a\neq 1}[/tex3]
Letra B.
(ou, dando no mesmo, [tex3]px+qy=k[/tex3]
), os coeficientes [tex3]p[/tex3]
e [tex3]q[/tex3]
compõem o vetor normal à reta [tex3]\vec{n}=(p,q)[/tex3]
. Para que elas sejam concorrentes, e considerando que o contexto de apenas duas variáveis ([tex3]x[/tex3]
e [tex3]y[/tex3]
) é o de retas contidas no plano cartesiano, basta que os vetores normais de cada uma das retas não sejam paralelos. Isto é, não tenham coordenadas proporcionais.Obs1: Com três variáveis, tudo isso muda, pois as equações passariam a representar planos, além do que, no espaço tridimensional, retas que não são paralelas podem ser reversas e não concorrerem.
Obs2: Pode-se usar os coeficientes [tex3]p[/tex3] e [tex3]q[/tex3] para obter um vetor que tem a mesma direção da reta, em vez do normal, a saber, [tex3]\vec{v}=(-q,p)[/tex3] , mas a conclusão de que as coordenadas correspondentes não podem ficar proporcionais é rigorosamente a mesma.
Feita toda essa preparação, tudo o que temos de fazer é estabelecer que [tex3]\frac{a-2}{2}[/tex3] seja diferente de [tex3]\frac{3}{-6}[/tex3] , ou seja, o único valor de [tex3]a[/tex3] que não serve é raiz da igualdade [tex3]\frac{a-2}{2}=\frac{3}{-6}[/tex3] .
Resolvendo-a, fica [tex3]2-a=1[/tex3] . Então [tex3]\boxed{a\neq 1}[/tex3]
Letra B.
Editado pela última vez por MateusQqMD em 25 Set 2022, 17:04, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
Razão: tex --> tex3
SAUDAÇÕES RUBRONEGRAS HEXACAMPEÃS !!!!!!!!!!!
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