Química GeralLigações Químicas

Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jul 2014 07 17:25

Ligações Químicas

Mensagem não lida por amandacastro »

Boa tarde!
Tenho duas perguntas sobre o mesmo assunto por isso coloquei no mesmo tópico, espero que possam me ajudar.

1- Por que o ânion O- da molécula XO- (X é um átomo fazendo ligação simples com oxigênio) não pode "emprestar" dois elétrons para o cátion Mg2+ ou Ca2+ já que ele tem 6 elétrons disponíveis para ligação? Por que é necessária duas moléculas de XO- para "satisfazer" estes cátions?

2- Isso acontece com todos os cátions 2+ ou cada caso é um caso?


Obrigado.

Editado pela última vez por ALDRIN em 15 Jul 2014, 23:02, em um total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título
Avatar do usuário
MicheleAlves
2 - Nerd
Mensagens: 189
Registrado em: 22 Ago 2013, 21:27
Última visita: 22-02-17
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 137 vezes
Jul 2014 11 08:43

Re: Cátions e ânions: Dúvida sobre ligações químicas.

Mensagem não lida por MicheleAlves »

amandacastro escreveu: Por que o ânion O- da molécula XO- (X é um átomo fazendo ligação simples com oxigênio) não pode "emprestar" dois elétrons para o cátion Mg2+ ou Ca2+ já que ele tem 6 elétrons disponíveis para ligação?
Amanda, todo elemento faz uma ligação química a fim de buscar a estabilidade (regra do octeto). Porém, cada tipo de elemento tem um modo diferente de se estabilizar, por exemplo, metais e ametais. Enquanto o primeiro tende a perder elétrons, o segundo tende a receber.

É exatamente isso que acontece com os elementos do seu exemplo.
O magnésio, um metal, tem 2 elétrons na camada de valência e quer perder esses dois para poder se estabilizar!
Concorda comigo que é mais fácil perder 2 elétrons do que ganhar 6?!
Já no caso do oxigênio, um ametal, tem 6 elétrons na camada de valência e quer ganhar mais dois para completar o octeto.
Da mesma forma, é mais fácil ganhar 2 elétrons do que perder os 6!

Respondendo a sua pergunta, é por isso que o oxigênio "não empresta" elétrons para o magnésio, ele apenas recebe a fim de se estabilizar. Da mesma forma o magnésio não ganha mais 2 elétrons, apenas perde.
amandacastro escreveu:Isso acontece com todos os cátions 2+ ou cada caso é um caso?
Todos os elementos da 1A e 2A (cátions [tex3]2^{+}[/tex3] ) vão agir dessa forma numa ligação iônica, tendendo a perder elétrons.

Qualquer dúvida é só perguntar!
Att, Michele

Editado pela última vez por MicheleAlves em 11 Jul 2014, 08:43, em um total de 1 vez.
"If you don't stand for something, you'll fall for anything..."
Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jul 2014 15 17:43

Re: Cátions e ânions: Dúvida sobre ligações químicas.

Mensagem não lida por amandacastro »

Obrigada por sua resposta, Michele!

Mas não entendi uma coisa. A explicação que você me deu eu já sabia. O que eu queria saber é sobre o porquê de os ânions XO- não "emprestarem" 2 elétrons do oxigênio para os os cátions Mg2+ ou Ca2+ já que eles tem 7 elétrons livres(um está compartilhado com o X).

Pergunto isso porque vejo moléculas como Mg(OH)2 que quando se dissossiam ficam Mg2+ e 2OH-. Se o oxigênio "emprestasse" 2 elétrons acho que teríamos MgOH no lugar.
Avatar do usuário
MicheleAlves
2 - Nerd
Mensagens: 189
Registrado em: 22 Ago 2013, 21:27
Última visita: 22-02-17
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 137 vezes
Jul 2014 15 19:56

Re: Ligações Químicas

Mensagem não lida por MicheleAlves »

Amanda, não sei se eu entendi muito bem sua dúvida, mas assim como te falei, todo elemento faz uma ligação química a fim se estabilizar.
Tente pensar na tendência do elemento de receber ou doar elétrons para você entender o que acontece numa ligação química.

Vou pegar o próprio [tex3]Mg(OH)_2[/tex3] como exemplo.
O oxigênio (família 6A) precisa de 2 elétrons para se estabilizar, então, assim como você levantou a possibilidade, ele não vai emprestar elétrons para ninguém. Ele vai receber 2.
Bom, como ele já está fazendo uma ligação com o hidrogênio (OH), ele só vai precisar de mais 1 elétron, o qual ele vai obter da ligação com o magnésio.
No entanto, o magnésio ainda não está estabilizado, pois ele ainda tem um elétron na camada de valência, o qual ele precisa "se livrar" para se estabilizar. Daí a presença do segundo OH nesse composto.

Por tudo isso que não pode existir a molécula de MgOH: o oxigênio não vai emprestar 2 elétrons e o magnésio não se estabiliza com uma única molécula de OH.

Agora, com qualquer elemento da família 1A a ligação poderia ficar simplesmente XOH - por exemplo NaOH.
Isso porque o Na tem apenas 1 elétrons na camada de valência e o "transfere" para o oxigênio, a fim de que ele se estabilize!

Era essa a sua dúvida?!
Conseguiu entender?!
Editado pela última vez por MicheleAlves em 15 Jul 2014, 19:56, em um total de 2 vezes.
"If you don't stand for something, you'll fall for anything..."
Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jul 2014 16 19:26

Re: Ligações Químicas

Mensagem não lida por amandacastro »

Bem, Michele, acho que está havendo um erro de comunicação entre nós. :D

As explicações que você me deu eu já sabia. Na última resposta você falou sobre o magnésio e o OH na composição do Mg(OH)2, mas eu me referi no primeiro post sobre o cátion Mg2+ e o ânion O- do HO-.

Considere que há em uma substância o cátion Mg2+ e o ânion HO-, ok? Apesar de o Mg2+ estar "estável" pois perdeu dois elétrons e estar com oito em sua camada de valência ele está carregado positivamente( 2+ ). Já o ânion O- da molécula HO- contém carga negativa( -1 ), portanto esses dois componentes( Mg2+ e HO- ) se atrairão, como os lados opostos de um imã. O que eu não consigo entender é por que o O-, que tem vários elétrons "livres" não pode "emprestar" dois para o Mg2+ se estabilizar eletronicamente. Se ele fizesse isso, acho que teríamos moléculas MgOH e não Mg(OH)2. Pelo que eu entendi o Mg2+ pega um elétron de cada ânion O- da molécula HO-, por isso temos o Mg(OH)2.

Acho muito estranho isso, por isso perguntei.
Avatar do usuário
MicheleAlves
2 - Nerd
Mensagens: 189
Registrado em: 22 Ago 2013, 21:27
Última visita: 22-02-17
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 137 vezes
Jul 2014 17 15:26

Re: Ligações Químicas

Mensagem não lida por MicheleAlves »

Amanda, está meio complicado de entender qual que é a sua dúvida de fato!

Faz o seguinte, se você quiser, posta de novo a sua pergunta no fórum de química para ver se outro usuário responde, já que aqui vai ser mais difícil de outra pessoa ver que a sua dúvida ainda não foi respondida, beleza?!
É melhor do que eu ficar aqui te dando explicações, sem nenhuma delas atingir de fato a sua dúvida. =)

Abraços,
Michele
"If you don't stand for something, you'll fall for anything..."
Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jul 2014 18 14:15

Re: Ligações Químicas

Mensagem não lida por amandacastro »

Mas eu postei no forum de química, não?
Postei aqui: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/quimica-geral/
Se não for o lugar correto, por favor, me diga onde é pois eu achei que fosse ali.

Obrigado de qualquer forma.
Avatar do usuário
MicheleAlves
2 - Nerd
Mensagens: 189
Registrado em: 22 Ago 2013, 21:27
Última visita: 22-02-17
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 137 vezes
Jul 2014 18 18:33

Re: Ligações Químicas

Mensagem não lida por MicheleAlves »

Você postou no lugar certinho, Amanda! =)
Só reafirmei para você fazer o que já fez anteriormente!
"If you don't stand for something, you'll fall for anything..."
Avatar do usuário
amandacastro
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:28
Última visita: 18-08-14
Agradeceram: 1 vez
Jul 2014 21 22:15

Re: Ligações Químicas

Mensagem não lida por amandacastro »

Pessoal. Antes de seguir o conselho da Michele e postar a pergunta novamente queria acrescentar algo que talvez possa ter confundido quem estava tentando me ajudar.

Quando eu falo em cátions(Mg2+ e Ca2+) e ânions(HO-) eu pensei no seguinte. Quando você coloca, por exemplo, Mg(OH)2 em solução aquosa você obtém Mg2+ e (OH-)2. Depois, me disseram aqui, se não me engano que, a menos que você isole algum elemeno ou interfira na solução de alguma forma, os átomos de Mg2+ e OH- ficarão se unindo por atração elétrostática e se dissociando por causa da água.

Foi daí que me surgiu a dúvida. Se o Mg2+(antes "isolado") não pode pegar "emprestado" dois elétrons do ânion OH-? Por que é necessária duas moléculas de OH para satisfazer o Mg2+?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Ligações Químicas
    por amandacastro » » em Química Geral
    2 Respostas
    1417 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem (PUC-PR - 2005) Ligações Químicas
    por Aninhass » » em Química Geral
    1 Respostas
    3561 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem (UPE - 2011) Ligações químicas
    por tailanfelix » » em Química Geral
    0 Respostas
    1901 Exibições
    Última mensagem por tailanfelix
  • Nova mensagem [UPE][ Ligações químicas-hibridação]
    por LouiseMoreira » » em Química Geral
    1 Respostas
    1692 Exibições
    Última mensagem por Jigsaw
  • Nova mensagem (UFMG) Ligações químicas
    por rrferreira » » em Química Geral
    1 Respostas
    1273 Exibições
    Última mensagem por Hazengard

Voltar para “Química Geral”