Física IICampo Elétrico em Cargas Puntiformes Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
CapAHAB
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jan 2024, 22:54
Última visita: 02-05-24
Localização: Lages SC
Jan 2024 22 23:58

Campo Elétrico em Cargas Puntiformes

Mensagem não lida por CapAHAB »

Olá pessoal, me ocorreu a seguinte dúvida ao resolver um exercício sobre campo elétrico:

Eu deveria verificar se o campo elétrico no ponto médio entre duas esferas seria nulo, porém, obviamente, a questão fornecia o raio de ambas as esferas e aí me ocorreu a dúvida: Quando posso considerar tais esferas como puntiformes? Pois vi uma resolução que utilizava a equação do vetor campo elétrico para cargas puntiformes e achava que não poderia fazer isso já que possuem dimensões...

Segue a questão no modelo de V ou F:

Suponha duas esferas separadas por uma distância de 2d medida de seus respectivos centros. A esfera A tem raio = 4 cm e a esfera B tem raio = 8 cm. Ambas estão carregadas, sendo suas cargas (-20 μC) para a esfera A e (-40 μC) para a esfera B. O campo elétrico no ponto médio que separa as esferas A e B não é nulo.

Resposta: A afirmativa é falsa

Obrigado desde já

Editado pela última vez por CapAHAB em 23 Jan 2024, 00:06, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
παθμ
5 - Mestre
Mensagens: 964
Registrado em: 08 Abr 2023, 17:28
Última visita: 18-05-24
Localização: Evanston, IL
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 29 vezes
Jan 2024 23 22:37

Re: Campo Elétrico em Cargas Puntiformes

Mensagem não lida por παθμ »

CapAHAB,
CapAHAB escreveu: 22 Jan 2024, 23:58 Eu deveria verificar se o campo elétrico no ponto médio entre duas esferas seria nulo, porém, obviamente, a questão fornecia o raio de ambas as esferas e aí me ocorreu a dúvida: Quando posso considerar tais esferas como puntiformes? Pois vi uma resolução que utilizava a equação do vetor campo elétrico para cargas puntiformes e achava que não poderia fazer isso já que possuem dimensões...
Você sabe que a lei [tex3]\vec{E}=\frac{kq}{r^2}\hat{r}[/tex3] é, a priori, válida apenas para partículas. Porém, é possível demonstrar que, se você tem, por exemplo, uma casca esférica com carga uniformemente distribuída pela sua superfície, e você quer saber o campo que ela gera fora de si, você pode simplesmente usar a lei para partículas, usando [tex3]r[/tex3] como usando a distância do ponto ao centro da esfera. De forma mais generalizada, você pode mostrar que, para qualquer distribuição de cargas com simetria esférica (isto é, cuja densidade [tex3]\rho(\vec{r})[/tex3] dependa apenas da distância ao centro da esfera, [tex3]\rho(\vec{r})=\rho(r)[/tex3] ), se você quiser calcular o campo que essa distribuição gera fora da esfera, você simplesmente usa a lei para partículas, usando [tex3]r[/tex3] como a distância do ponto ao centro da esfera e [tex3]q[/tex3] como a carga total da distribuição. Então por exemplo, se vc tem uma esfera uniformemente carregada com carga total [tex3]Q,[/tex3] o campo que ela gera fora de si a uma distância [tex3]r[/tex3] do centro é [tex3]\frac{kQ}{r^2},[/tex3] radial para fora se Q é positivo.

Dito isso, esse gabarito está errado. O campo no ponto médio de separação dos centros das esferas (assumindo que esse ponto está fora do volume de ambas as esferas) só pode ser nulo se as cargas de ambas as esferas forem iguais, que não é o caso.

Editado pela última vez por παθμ em 23 Jan 2024, 22:39, em um total de 4 vezes.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem UEL- PR- campo elétrico de cargas puntiformes
    por mapll » » em Física III
    2 Respostas
    4398 Exibições
    Última mensagem por bruno168
  • Nova mensagem Cargas puntiformes
    por Geo » » em Física III
    1 Respostas
    811 Exibições
    Última mensagem por jrneliodias
  • Nova mensagem PUC [SP] cargas puntiformes
    por mapll » » em Física III
    1 Respostas
    8109 Exibições
    Última mensagem por Planck
  • Nova mensagem (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e –q são
    por bruno168 » » em Física III
    5 Respostas
    1652 Exibições
    Última mensagem por LostWalker
  • Nova mensagem Campo potencial elétrico para cargas pontuais
    por Marinamsl » » em Física III
    1 Respostas
    1401 Exibições
    Última mensagem por Planck

Voltar para “Física II”