Química OrgânicaGases da Putrefação

Estamos a procura de moderadores para os fóruns de Química.
Se for do seu interesse, envie uma mensagem para o Prof. Caju
Avatar do usuário
WilhelmMal
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jul 2023, 13:09
Última visita: 04-08-23
Jul 2023 18 14:48

Gases da Putrefação

Mensagem não lida por WilhelmMal »

Olá a todos!

Primeiramente é um prazer estar por aqui, é minha primeira vez!

Gostaria de compreender um fato que aconteceu entre ontem e hoje, parece até creepypasta da deep web hehe

Ontem chegando no meu condomínio começo a sentir um cheiro muito forte de coisa morta, só que mais azedo e diferente de tudo que já senti. Entro no meu apartamento e todo mundo estava comentando que o cheiro podia ser da casa do idoso do 1º andar. Alguns deles inclusive haviam sentido o cheiro mais forte próximo da janela do apartamento do senhor. Confesso que fiquei pensativo pois havia muito tempo que eu não o via e não percebia sinais de movimentação no apartamento. O senhor é de personalidade difícil e tem personalidade estranha, ele mora com a sua esposa e eles têm alguns atritos intensos (inclusive com a esposa saindo de casa). Passado um tempo, precisávamos descer e aproveitamos para tentar descobrir de onde estava saindo esse odor tão fétido, pois dava náuseas e estávamos com as janelas fechadas apesar do calor. Logo vi que, a uns 2 metros do apartamento do idoso, havia um cano de escoamento da chuva, encostado e paralelo ao chão, saindo uma gosma marrom clara e com um líquido incolor parecido com água. Pensei na hora que havia descoberto a causa do cheiro. Contudo, cheguei bem próximo ao cano e à gosma e não senti nenhum cheiro! Os que estavam comigo também não sentiram qualquer mal cheiro desse líquido ou do cano. Voltamos e decidimos ligar para a polícia pedindo orientação. Já que nada estava tão fedorento quanto às proximidades do apartamento do idoso. A orientação foi bem clara para que tocássemos a campainha e analisássemos a situação melhor. Pois bem, toquei a campainha, apesar de não detectar qualquer sinal de pessoa no imóvel. Para nossa surpresa, sem abrir a porta, a esposa do senhor atende e eu, educadamente, pergunto se o cheiro está saindo da casa dela. Ela disse que não e que poderia ser bicho morto nos corredores do condomínio. Pedi desculpas pelo incômodo e expliquei que fiquei preocupado com a situação, ela compreendeu. Eu sozinho fiz uma segunda varredura nos arredores do apartamento do idoso para encontrar a fonte do mal cheiro, inclusive eu cheguei ainda mais perto do cano e da gosma (cerca de 50 cm). Novamente, eu não senti nenhum odor! A única região com mal cheiro realmente era nos arredores do apartamento. Enviamos mensagem pro síndico solicitando uma visita pela manhã de hoje. O cheiro continuou pela noite ainda mais forte. Confesso que fiquei preocupado com mil hipóteses do que poderia estar acontecendo, inclusive com a possibilidade de o senhor estar morto dentro da própria casa. Dormimos hoje a noite inteira sem abrir as janelas. Enfim, acordei cedo, abri a janela e o cheiro havia diminuído bastante, mas na região do apartamento ainda tinha um leve cheiro fétido de algo morto. O síndico chegou pela manhã pra averiguar a situação. Do mesmo cano da gosma marrom saiu um gato morto em estágio elevado de decomposição! Fiquei sentido pelo gato mas aliviado por não ser algo mais grave.

Pois bem. Esse fato me gerou algumas dúvidas:

1) Eu já passei perto de gato, cachorro e cavalo mortos ao ar livre. Quanto mais próximo ao animal morto, mais fedorento é. Contudo, por qual razão a gosma marrom (necrochorume) e a boca do cano não estavam com mal cheiro quando eu cheguei bem perto, sendo que a partir de uns 2 metros o cheiro estava insuportável?

2) Para o olfato humano sentir a cadaverina e a putrescina é necessária a reação dessas moléculas com algum elemento do ar atmosférico (oxigênio, nitrogênio, argônio, etc.)?

3) O fato de o cano estar concentrado com cadaverina, putrescina, dióxido de carbono e metano pode ter dificultado a percepção do nosso olfato?

4) A cadaverina e a putrescina "sem mistura" com outras moléculas tem alta adesão à hemoglobina, o que pode explicar a dificuldade de senti-la?

É isso! Agradeço pelo espaço e, como amante da ciência, será de grande valia quem puder contribuir com esse caso.

Abraço!

Editado pela última vez por WilhelmMal em 18 Jul 2023, 14:55, em um total de 2 vezes.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem Gases
    por oziemilly » » em Química Geral
    2 Resp.
    2918 Exibições
    Últ. msg por oziemilly
  • Nova mensagem Gases
    por mateshowjp » » em Física II
    2 Resp.
    3752 Exibições
    Últ. msg por mateshowjp
  • Nova mensagem Gases
    por marguiene » » em Química Geral
    2 Resp.
    1802 Exibições
    Últ. msg por marguiene
  • Nova mensagem Gases
    por marguiene » » em Química Geral
    1 Resp.
    795 Exibições
    Últ. msg por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem (OBFEP - 2012) Gases
    por cicero444 » » em Física I
    2 Resp.
    437 Exibições
    Últ. msg por cicero444

Voltar para “Química Orgânica”