Química GeralUnidades de concentração Tópico resolvido

Avatar do usuário
jomano
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Out 2022, 12:03
Última visita: 29-05-24
Jun 2023 14 12:54

Unidades de concentração

Mensagem não lida por jomano »

Na unidade de concentração %m/V, é definido o uso de gramas pra massa e mL pro volume?
Por exemplo, em m/m e V/V tanto faz a unidade, porque ela sempre vai estar potencialmente se cancelando...

Mas m/V se eu inventar de colocar g/L daí já muda tudo...
É definido como gramas por mL no caso de %m/V mesmo ou eu tô deixando passar algo nessa ideia aí?

Editado pela última vez por Jigsaw em 14 Jun 2023, 18:29, em um total de 2 vezes.
Razão: readequação do título (regra 4)
Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2168
Registrado em: 15 Nov 2018, 22:45
Última visita: 31-05-24
Agradeceu: 599 vezes
Agradeceram: 553 vezes
Jun 2023 14 18:39

Re: Unidades de concentração

Mensagem não lida por Jigsaw »

jomano escreveu: 14 Jun 2023, 12:54 Na unidade de concentração %m/V, é definido o uso de gramas pra massa e mL pro volume?
Por exemplo, em m/m e V/V tanto faz a unidade, porque ela sempre vai estar potencialmente se cancelando...

Mas m/V se eu inventar de colocar g/L daí já muda tudo...
É definido como gramas por mL no caso de %m/V mesmo ou eu tô deixando passar algo nessa ideia aí?
jomano, não é bem assim, você só poderá CANCELAR unidades que possuem a MESMA ORDEM DE GRANDEZA, por exemplo:

[tex3]\frac{ton}{m^3}=[/tex3] [tex3]\frac{kg}{L}[/tex3] =[tex3]\frac{g}{mL}[/tex3]

Eu acho que fica mais fácil lembrar disso atraves da densidade da água [tex3]d=\frac{1\ g}{1\ ml}[/tex3] , ou seja, se tivermos 100 g de água podemos dizer que temos 100 mL de água, nesse caso se uma determinada solução tiver 40% (m/V), significa que temos 40 g de soluto + 60 g de solvente (água).


REFERÊNCIAS:

SOLUÇÕES TÍTULO OU PORCENTAGEM EM MASSA
Título ou Porcentagem em Massa
O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%. Além disso, existe a porcentagem em volume da solução.
https://brasilescola.uol.com.br/quimica ... -massa.htm

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Química Geral”