Genética, Citologia e Bioquímica(UFT 2019.2) Cromossomos Tópico resolvido

Avatar do usuário
NandaSevla
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2023, 19:23
Última visita: 14-02-23
Fev 2023 13 19:52

(UFT 2019.2) Cromossomos

Mensagem não lida por NandaSevla »

Alguém pode me explicar essa questão? Minhas principais dúvidas quanto a ela seriam os tipos de cromossomos, seriam relacionados à posição dos centrômeros?

Com relação à reprodução, o genitor ou genitores transmitem aos descendentes informações sobre as características da espécie. Assim, a transmissão das informações codificadas de geração para geração constitui a hereditariedade. Geralmente todas as informações para o funcionamento das células eucarióticas, bem como do organismo, estão inscritas nos cromossomos. Quanto aos cromossomos, leia o texto a seguir:

O número de cromossomos varia entre as espécies. Por exemplo, na espécie humana há ............ de cromossomos, sendo a maior parte denominada ................... Nas células corporais, denominadas células somáticas, têm ............... cromossomos no núcleo; já o gameta, óvulo ou espermatozoide, possui ...................

Assinale a alternativa CORRETA que completa o texto acima.

(A) 23 tipos; autossomos; 24; 2 cromossomos.
(B) 23 tipos; homólogos; 46; 23 cromossomos.
(C) 24 tipos; homólogos; 23; 2 cromossomos.
(D) 24 tipos; autossomos; 46; 23 cromossomos.

GABARITO: (D)

Editado pela última vez por NandaSevla em 13 Fev 2023, 20:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
leozitz
2 - Nerd
Mensagens: 331
Registrado em: 06 Jan 2022, 16:26
Última visita: 28-05-24
Fev 2023 14 17:24

Re: (UFT 2019.2) Cromossomos

Mensagem não lida por leozitz »

nos seres humanos a gente tem 23 pares de cromossomos, 22 são não sexuais (autossomos) e 1 é sexual
ai a gente tem 46, quanto a ultima lacuna, a gente pega metade do pai e metade da mãe, ou seja, 46/2 = 23
NandaSevla escreveu: 13 Fev 2023, 19:52 eriam relacionados à posição dos centrômeros?
não entendi aqui
os cromossomos autossomos guardam informações comuns aos homens e mulheres, já os cromossomos sexuais guardam informações diferentes para homens e outras informações para mulheres

Avatar do usuário
NandaSevla
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2023, 19:23
Última visita: 14-02-23
Fev 2023 14 17:59

Re: (UFT 2019.2) Cromossomos

Mensagem não lida por NandaSevla »

Agradeço a resposta, leozitz! :)

Se você perceber, o gabarito da questão fala que na espécie humana há 24 tipos de cromossomos. E a minha dúvida consiste exatamente nesse fato. Entendo que os cromossomos são divididos em autossomos (2n), e em sexuais (n). Também sei que por essa razão temos 46 cromossomos nas células somáticas e 23 cromossomos nos nossos gametas.

Retomando o ponto específico da minha dificuldade nessa questão, sabemos que os cromossomos são tipificados de acordo com a posição dos centrômeros em telocêntricos, metacêntricos, acrocêntricos e submetacêntricos. Portanto, além dos 44 autossomos e 2 sexuais, eu entendia que haviam mais esses 4 tipos de classificação.
Avatar do usuário
NandaSevla
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2023, 19:23
Última visita: 14-02-23
Fev 2023 14 18:16

Re: (UFT 2019.2) Cromossomos

Mensagem não lida por NandaSevla »

Consegui compreender o porquê dos 24 tipos de cromossomos presentes na espécie humana. :D

Além de separados pela posição dos centrômeros e em autossomos e alossomos, nossos cromossomos também apresentam tamanhos diferentes. Assim, observando o cariótipo da nossa espécie, temos exatamente 24 tipos deles:
Anexos
idiograma.png
idiograma.png (99.06 KiB) Exibido 1059 vezes

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”