Genética, Citologia e BioquímicaGenética

Avatar do usuário
pandinha0005
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: 12 Abr 2022, 21:52
Última visita: 26-10-23
Nov 2022 22 09:41

Genética

Mensagem não lida por pandinha0005 »

Quando se pretende transformar a espécie X na espécie Y, ambas devem ser unidas por fertilização e, em seguida, os híbridos resultantes devem ser fertilizados com o pólen de Y. Depois, das várias proles resultantes, seriam selecionadas aquelas que apresentassem maior semelhança com Y, que novamente seriam fertilizadas com pólen de Y, e assim sucessivamente até que, finalmente, Y se mantivesse constante nas gerações seguintes. Por este processo, a espécie X teria sido transformada na espécie Y.
(Adaptado de http://media.wix.com/ugd/b703be_02adaf2 ... e4b924.pdf. Acessado em 12/12/2016.)
O trecho acima, adaptado da tradução do artigo de Gregor Mendel, ilustra o interesse de Mendel na transformação de espécies.
a) O processo descrito por Mendel está relacionado com que prática amplamente usada na agricultura? Quais as vantagens da utilização desse processo na agricultura?
Resposta

Trata-se do melhoramento genético, cuja vantagem é selecionar materiais com características que levam a maior produtividade, tais como a resistência a pragas e doenças e tolerância a estresses abióticos.
Dúvida: na resolução do Objetivo eles trocam melhoramento genético por hibridização ou cruzamento seletivo, poderia usar seleção artificial também??

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”