Filosofia/Sociologia ⇒ Estamos no segundo giro antropocentrico? Tópico resolvido
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Dez 2020
20
21:18
Estamos no segundo giro antropocentrico?
O primeiro giro antropocentrico estabeleceu as bases da racionalidade e do iluminismo. O segundo giro antropocentrico é a superaçao do iluminismo e da racionalidade baseados em que?
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Fev 2021
17
16:20
Re: Estamos no segundo giro antropocentrico?
O primeiro Antropocentrismo estabelece as relações de significados usados no iluminismo no campo ético e politico e cientifico no sentido de que é papel do ser humano encontrar as leis naturais. A partir disso, cade ao individuo absorver a partir da razao e entao moldar comportamentos e maneiras de pensar mais próxima dessa lei. E isso é basicamente colocar as leis naturais como fundamento das tres coisas mais importantes ja criadas em filosofia/sociologia. Ética, politica e ciência.
As consequências do primeiro giro antropocêntrico são essas;
A estrutura interna de nossa mente deve ter somente lugar para a razão, deixando de existir espaço para a historia e principalmente a cultura. Pois assim como foi provado metafisicamente:e na ciência também, que o passado não pode alterar o presente e nem o futuro, pois usar a historia para nos definir como tal nos encontramos hoje é ir contra a ideia de que as leis naturais que conseguem estabelecer relacoes materiais muito maiores sao incapazes de definir o agora por si so. Cada pessoa esta definida pelo que consegue entender das leis naturais, somente.
Aqui acaba a relaçao entre Iluminismo e ética. Começa agora a relação entre Iluminismo e politica.
Maquiavel inicia o iluminismo com a ideia de separação de politica e religião, mas o iluminismo vai além e define a separação entre politica e cultura. Para o Iluminismo, esperar que as decisões das pessoas seja a correta cansa. A Lei é capaz de solucionar um problema mais rapido do que esperar a pessoa se munir de explicações, históricas e culturais.
Para o Iluminismo e a racionalidade, a historia e a cultura são inúteis para decidir o que é melhor para uma sociedade.
As consequências do primeiro giro antropocêntrico são essas;
A estrutura interna de nossa mente deve ter somente lugar para a razão, deixando de existir espaço para a historia e principalmente a cultura. Pois assim como foi provado metafisicamente:e na ciência também, que o passado não pode alterar o presente e nem o futuro, pois usar a historia para nos definir como tal nos encontramos hoje é ir contra a ideia de que as leis naturais que conseguem estabelecer relacoes materiais muito maiores sao incapazes de definir o agora por si so. Cada pessoa esta definida pelo que consegue entender das leis naturais, somente.
Aqui acaba a relaçao entre Iluminismo e ética. Começa agora a relação entre Iluminismo e politica.
Maquiavel inicia o iluminismo com a ideia de separação de politica e religião, mas o iluminismo vai além e define a separação entre politica e cultura. Para o Iluminismo, esperar que as decisões das pessoas seja a correta cansa. A Lei é capaz de solucionar um problema mais rapido do que esperar a pessoa se munir de explicações, históricas e culturais.
Para o Iluminismo e a racionalidade, a historia e a cultura são inúteis para decidir o que é melhor para uma sociedade.
Editado pela última vez por Menitham em 17 Fev 2021, 18:46, em um total de 1 vez.
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Fev 2021
17
16:25
Re: Estamos no segundo giro antropocentrico?
O segundo giro antropocêntrico é colocar a historia e a cultura como as principais ferramentas do conhecimento humano. O existencialismo como principal ferramenta da intuição humana, que quando bem equipada de conhecimentos é capaz de superar a racionalidade.
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Jan 2023
20
09:57
Re: Estamos no segundo giro antropocentrico?
Como ja era de se esperar, a racionalidade nao possui todas as respostas e para isso, o existencialismo pode ser visto como uma resposta às limitações do Iluminismo, que enfatizava a razão e a ciência como fontes principais do conhecimento e da verdade. Os existencialistas argumentam que a razão e a ciência não são suficientes para compreender a complexidade da existência humana e que é necessário incluir a experiência pessoal e a subjetividade. Alguns existencialistas também argumentam que a razão pura não pode fornecer respostas para questões fundamentais sobre a existência e o sentido da vida, e que a intuição e a reflexão existencial são necessárias para alcançar essas respostas.
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