Lenço no pescoço
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
De ser tão vadio.
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê.
BATISTA, Wilson. 1933. O bonde São Januário
Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde São Januário
Leva mais um operário:
Sou eu que vou trabalhar.
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês:
Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
É, digo bem.
ALVES, Ataulfo; BATISTA, Wilson. 1940.
A partir dessa leitura comparativa e considerando-se o período em que foram escritas, bem como outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que, nas duas letras, se torna evidente:
A) o aumento do poder de compra dos salários no período, com a garantia da estabilidade da moeda pelo governo.
B) a liberdade criativa do artista popular, o que possibilitava um debate aberto de temas polêmicos da realidade nacional.
C) a adequação da produção musical urbana ao contexto político, caracterizado pelo crescente intervencionismo estatal.
D) o crescimento da capacidade de poupança, como consequência do poder de pressão de sindicatos autônomos.
Resposta
C) a adequação da produção musical urbana ao contexto político, caracterizado pelo crescente intervencionismo estatal.