Genética, Citologia e BioquímicaEnzimas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
JadeStudies
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Ago 2020, 11:57
Última visita: 13-10-22
Mar 2022 07 12:03

Enzimas

Mensagem não lida por JadeStudies »

Olá, como vai?
Alteração na temperatura e/ou no pH afeta somente a velocidade da reação enzimática ou diminui a concentração de enzimas?
Agradeço desde já :)


lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 12-06-23
Mar 2022 13 23:08

Re: Enzimas

Mensagem não lida por lmtosta »

Olá JadeStudies,

As mudanças no pH e na temperatura do meio podem afetar tanto a velocidade da reação enzimática quanto a concentração de enzimas, mesmo que em menor escala para esta última!!!!!!!

Isto porque maiores ou menores temperaturas podem favorecer ou não algum subproduto em equilíbrio com a proteína original, liberando ou absorvendo prótons do meio, sendo esta liberação ou absorção diretamente ligada à acidez ou basicidade do meio, ou seja, ao pH!!!!!!!

No entanto, este efeito de alteração na concentração enzimática é menos acentuado do que se esperaria, não somente pela presença do efeito tampão ao longo de todo o organismo vivo, o que permite poucas flutuações de concentração das enzimas no meio biológico, como também pelo impacto nulo que a desnaturação das enzimas tem com relação a alterações de concentração enzimática!!!!!!!

Lembrando que a desnaturação de uma enzima em um dado pH ou temperatura tem relação com o rompimento de interações intramoleculares e intermoleculares entre átomos da enzima e os substratos, que permitem a realização das funções biológicas específicas daquela enzima, conforme o esquema de "chave-fechadura"!!!!!!!!!

Havendo o rompimento de tais interações na estrutura da enzima, o arranjo "em fita" da molécula se desfaz e ela perde seus sítios ativos de captura dos substratos, desnaturando-se, ou seja, perdendo sua natureza e função biológica!!!!!!!!

Entretanto, quimicamente, a enzima desnaturada ainda mantém sua "identidade molecular", pois seus átomos mantém a mesma conectividade, seu arranjo estrutural mantém-se o mesmo apesar de desmanchar os sítios ativos com calor, acidez ou basicidade e sua fórmula molecular permanece inalterada, com as propriedades físico-químicas mantidas, ou seja, ainda temos a mesma substância, a mesma proteína!!!!!!!!

Neste sentido, não há alterações na concentração enzimática quando da desnaturação da proteína. Pequenas alterações só ocorrem por conta da participação dessas moléculas em processos químicos em equilíbrio, em soluções-tampão!!!!!!!!

Já em termos de velocidade, podem ocorrer mudanças mais expressivas, muito embora em sistemas biológicos no geral os parâmetros de reação (como velocidade) também estejam em algum grau atrelados ao efeito tampão ao longo de todo o organismo!!!!!!!!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”