Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFV-MG) Sarcômero e tecido muscular Tópico resolvido

Avatar do usuário
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Abr 2018 30 18:38

(UFV-MG) Sarcômero e tecido muscular

Mensagem não lida por danimedrado »

Considerando o esquema dos sarcômeros representados abaixo e suas características durante a contração, assinale a alternativa incorreta:
kl.jpg
kl.jpg (14.88 KiB) Exibido 7843 vezes
a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta.
b) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta.
c) II delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam.
d) III contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita.
e) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta.
Resposta

Letra E
Alguém poderia me dizer por que a C está correta? Achei que II não delimitava o sarcômero.

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 30 19:24

Re: (UFV-MG) Sarcômero e tecido muscular

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, a alternativa a corresponde ao miofilamento de miosina, o que não sofre o processo de afastamento e de contração, portanto, corresponde à banda A.
A alternativa b, como explanado, é o miofilamento de actina, que sofre o processo de afastamento e contração, deslizando-se sobre os miofilamentos de miosina (na verdade, o sarcômero possui """braços""" que controlam esse deslizamento)
Alternativa c, quando ocorre a contração, todos os sarcômeros de um filamento muscular sofre, igualmente, o processo (porém, lembre-se de uma região muscular é formado por diversos filamentos musculares, enquanto alguns estão contraindo, outros, em outra região, podem estar relaxando), o que nos diz que a linha Z irá aproximar-se. Do mesmo modo, quando houver o relaxamento, a linha Z, que representam o ponto médio das actinas e a delimitação de sarcômeros, irá afastar-se.
Alternativa d, como explanado na alternativa a, o miofilamento proposto é a miosina, porém, a região delimitada pelo traçado corresponde à banda H, que é o espaço entre duas actinas que podem sofrer contração, ou seja, estreitamento.
Por fim, tem-se a proposição incorreta. V está limitando sim ao sarcômero, porém, ele sofre o processo de encurtamento.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”