Olimpíadas ⇒ Iniciação a Aritmética - Questão 1.5 Tópico resolvido
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Ago 2023
05
10:35
Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
Usando a propriedade de compatibilidade da adição com a ordem e a transitividade da ordem, mostre que:
Se a < b e c < d, então a + c < b + d.
Vale a recíproca dessa propriedade?
Sugestão: Usando a compatibilidade da adição com a ordem, some c
a ambos os lados da primeira desigualdade, some b a ambos os lados da
segunda desigualdade. Finalmente, compare as novas desigualdades
assim obtidas.
Pelo o que eu entendi não vale porque seria:
se a + c < b + d entao a < b e c < d
Mas não necessariamente seria assim, supondo que a = 5, b = 3, c = 2, d = 6
se 5 + 2 < 3 + 6 entao 5 < 3 e 2 < 6, o que está errado por causa do 5 < 3
Queria saber se estou certo nesse meu raciocínio e como seria fazer usando a sugestão, que não entendi, também gostaria de saber o que seriam os conceitos de "ida e volta" que vi em outro tópico que parecem estar relacionadas a reciprocidade. Desde já agradeço.
Se a < b e c < d, então a + c < b + d.
Vale a recíproca dessa propriedade?
Sugestão: Usando a compatibilidade da adição com a ordem, some c
a ambos os lados da primeira desigualdade, some b a ambos os lados da
segunda desigualdade. Finalmente, compare as novas desigualdades
assim obtidas.
Pelo o que eu entendi não vale porque seria:
se a + c < b + d entao a < b e c < d
Mas não necessariamente seria assim, supondo que a = 5, b = 3, c = 2, d = 6
se 5 + 2 < 3 + 6 entao 5 < 3 e 2 < 6, o que está errado por causa do 5 < 3
Queria saber se estou certo nesse meu raciocínio e como seria fazer usando a sugestão, que não entendi, também gostaria de saber o que seriam os conceitos de "ida e volta" que vi em outro tópico que parecem estar relacionadas a reciprocidade. Desde já agradeço.
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Ago 2023
05
10:46
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
Francis113,
[tex3] a+c < \underbrace{b+c}(I)\\
\underbrace{b+c} < b+d(II)\\
De (I)e (II):a+c < b+c < b+d \therefore \boxed{a+c < b+d} [/tex3]
[tex3] a+c < \underbrace{b+c}(I)\\
\underbrace{b+c} < b+d(II)\\
De (I)e (II):a+c < b+c < b+d \therefore \boxed{a+c < b+d} [/tex3]
Editado pela última vez por petras em 05 Ago 2023, 20:46, em um total de 2 vezes.
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Ago 2023
05
16:03
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
Petras provou o primeiro comando da questão da maneira que ela sugeriu e, por silogismo, chegou à conclusão correta.
Sim, pois a < b e c < d é condição suficiente para a + c < b + d, para todos os valores das variáveis. Entretanto, como a recíproca não vale para todos os valores, então a volta não é necessariamente verdadeira. Para que valesse tanto a ida quanto a volta, deveríamos restringir seus possíveis valores de modo que a + c < b + d para qualquer a, b, c, e d tal que a < b e c < d, algo que caso não seja satisfeito, invalidará a recíproca, conclusão esta que você também chegou em seu raciocínio.
Os conceitos de ida e volta remetem à implicação de uma proposição em outras; nesse caso, implicar remete à conclusão logicamente verdadeira, tal qual Petras discorreu a partir das premissas. Logo, valeu a ida (a hipótese implica, necessariamente, na tese), mas não valeu a volta (a tese não implica, necessariamente, na hipótese).Francis113 escreveu: ↑05 Ago 2023, 10:35 também gostaria de saber o que seriam os conceitos de "ida e volta" que vi em outro tópico que parecem estar relacionadas a reciprocidade.
Exemplos mais simples seriam:
Vale a ida e a volta, e denotamos isso por ⇔, por exemplo:
[tex3]2x+1=0\Leftrightarrow 2x=-1\Leftrightarrow x=-\frac{1}{2}[/tex3]
Mas não vale a ida e a volta quando, e denotamos por ⇒, por exemplo:
[tex3]x=1\Rightarrow x^{2}=1 [/tex3]
Dado que x=-1 também é uma possível resposta. No caso, se desejássemos que valesse tanto a ida quanto a volta, teríamos:
[tex3]x=1\, \, \, ou\, \, \, x=-1 \Leftrightarrow x^{2}=1[/tex3]
E para o exercício em questão:
[tex3]a< b\, \, \, e\, \, \, c< d\Rightarrow a+c< b+d[/tex3]
ou, restringindo os possíveis valores das incógnitas:
[tex3]a< b\, \, \, e\, \, \, c< d\Leftrightarrow a+c< b+d\, \, \, e \left ( \, \, \, a< b\, \, \, e\, \, \, c< d \right )[/tex3]
Essas são apenas algumas noções de lógica e, a nível de ensino médio, recomendo o volume 1 do Fundamentos de Matemática Elementar e, caso você queira se aprofundar um pouquinho mais, assista esse vídeo. Julgo desnecessário ir além disso; com esse pouco que aprendi já me sinto seguro para argumentar demonstrações.
Editado pela última vez por LucasDN684 em 05 Ago 2023, 20:53, em um total de 4 vezes.
Razão: prezar pelo rigor lógico-matemático.
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Ban-...kai!
Ago 2023
05
18:04
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
não é necessária
1 < 100 e 2 > 1 e 1 + 2 < 100 + 1
alem disso se n me engano caso vc tenha uma condição suficiente e necessaria vc tem um relação de se e somente se, ou seja, vale a ida e a volta, n lembro se isso é de fato verdade mas é uma boa olhar isso em um caso especifico e testar
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Ago 2023
05
18:13
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
Revisei meu post e concluí que você está certo. De fato, numa relação de implicação o antecedente é condição suficiente e o consequente é a condição necessária. Muito obrigado pelo esclarecimento. Por isso, corrigirei meu post para evitar qualquer mal-entendido.
Exato, é apenas numa relação de equivalência que tanto o antecedente quanto o consequente são condições necessárias e suficientes.
Ban-...kai!
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Ago 2023
05
19:27
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
tem um pequeno erro na última linha, o correto é [tex3]a+c < b+c < b+d[/tex3]
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
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Ago 2023
05
20:46
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
FelipeMartin,
Corrigido,grato pelo alerta
Corrigido,grato pelo alerta
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Ago 2023
06
07:42
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
Agradeço a todos pela ajuda!
Obrigado Lucas, irei ver. Estou no primeiro e comecei o assunto de conjuntos esse ano. Não sei se fazer um pequeno aprofundamento nisso vai ser útil para meu objetivo, que é a OBMEP, mas ainda assim estou interessado pelo tema.LucasDN684 escreveu: ↑05 Ago 2023, 16:03 caso você queira se aprofundar um pouquinho mais, assista esse vídeo.
Editado pela última vez por Francis113 em 06 Ago 2023, 07:56, em um total de 2 vezes.
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Ago 2023
06
10:40
Re: Iniciação a Aritmética - Questão 1.5
Acredito que essa dose seja satisfatória porque já lhe torna apto a fazer demonstrações e argumentar em provas discursivas com um maior rigor matemático. Apesar de ser um assunto relativamente curto a nível de ensino médio, me permitiu observar a matemática de outra maneira e me fez gostar dela. Apesar disso, por estar no primeiro ano do ensino médio, seja criterioso no que lhe aparecer e mantenha um único foco, preferencialmente.Francis113 escreveu: ↑05 Ago 2023, 10:35 Não sei se fazer um pequeno aprofundamento nisso vai ser útil para meu objetivo
No mais, eu lhe desejo sucesso no seu objetivo. Boa sorte!
Editado pela última vez por LucasDN684 em 06 Ago 2023, 10:42, em um total de 1 vez.
Ban-...kai!
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