Off-TopicEngenharia na AMAN x Engenharia no IME

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
careca
3 - Destaque
Mensagens: 657
Registrado em: 28 Fev 2020, 12:34
Última visita: 20-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 2 vezes
Ago 2020 16 22:10

Engenharia na AMAN x Engenharia no IME

Mensagem não lida por careca »

Boa noite.

Sonho em me tornar um engenheiro da ativa do IME ou ITA. Entretanto, ainda sou muito novo e estou estudando, atualmente, para outro concurso.

Eu gostaria de saber a diferença do curso de engenharia oferecido pelo IME e do oferecido pela AMAN.

Editado pela última vez por careca em 16 Ago 2020, 22:10, em um total de 1 vez.
Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra
Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2020 17 09:42

Re: Engenharia na AMAN x Engenharia no IME

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

O caju é formado no IME, talvez ele seja a melhor pessoa para te garantir a resposta.

Mas já adianto: no IME você tem uma formação mais pesada em Engenharia. É fácil encontrar engenheiros do IME nas mais diversas áreas, enquanto os formados pela AMAN são 100% militares.

Mas acho que o caju pode ajudar melhor.

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2031
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 21-05-24
Localização: londrina
Agradeceu: 804 vezes
Agradeceram: 1501 vezes
Contato:
Ago 2020 17 10:24

Re: Engenharia na AMAN x Engenharia no IME

Mensagem não lida por caju »

Olá careca,

A engenharia que tem na AMAN é a arma de Engenharia (assim como tem arma de Cavalaria, arma de Intendência, etc), não é título de Engenheiro, você não ganha CREA, por exemplo... o título que tu sai da Aman é de Ciências Militares, ou algo do tipo, e pertencente à arma de Engenharia do Exército (engenheiro militar).

No IME você se forma como engenheiro mesmo, sai com CREA e é aceito no mercado de trabalho de engenharia.

Se você quer ir pro mercado civil, nem pense em entrar na AMAN, vá pro IME. Agora, se você quer carreira militar, vale a pena tentar AMAN.
Na AMAN, todos formandos são oficiais da ativa, com carreira garantida!
No IME, se você fizer vestibular para a reserva, se forma como civil e vai para o mercado civil, ou se fizer vestibular para a ativa, daí se forma como oficial do exército e vai ter sua carreira militar.

A carreira militar do oficial formado pelo IME é uma carreira mais técnica, voltado para sua área de formação. Já o oficial formado pela AMAN tem uma carreira militar mais voltada para a tropa.

Esse é um relato de um Engenheiro do IME, ou seja, a parte que fala da AMAN pode estar com alguma defasagem ou algum erro.

Grande abraço,
Prof. Caju
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário
careca
3 - Destaque
Mensagens: 657
Registrado em: 28 Fev 2020, 12:34
Última visita: 20-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 2 vezes
Ago 2020 17 10:38

Re: Engenharia na AMAN x Engenharia no IME

Mensagem não lida por careca »

Muito obrigado por responder essa dúvida. Super interessante esse fato.

Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Off-Topic”