Página 1 de 1

Unifesp reino vegetal

Enviado: 23 Dez 2021, 19:46
por Lars
Ao comermos um pinhão e uma castanha-do- -pará, ingerimos o tecido de reserva do embrião de uma gimnosperma (araucária) e de uma angiosperma (castanheira), respectivamente. Pinhão e castanha-do-pará são sementes. a. O órgão que deu origem ao pinhão e à castanha-do-pará, na araucária e na castanheira, é o mesmo? Justifique.
b. A origem dos tecidos de reserva do embrião do pinhão e da castanha-do-pará é a mesma? Justifique.
Não entendi a negativa na resposta da b, uma vez que o comando da questão questiona a ORIGEM, e a origem não seria a mesma? Fecundação do ovário, certo?
Resposta

Apesar de uma ser diploide e outra triploide.
No caso do pinhão, que é uma semente gimnosperma, a fecundação é simples e o endosperma é haploide, derivado do tecido de reserva presente no óvulo.

Observando a castanha-do-pará, semente de angiosperma, ocorredupla fecundação e o endosperma é triploide, resultando da fecundação de um núcleo espermático com os núcleos polares do óvulo.

Re: Unifesp reino vegetal

Enviado: 04 Fev 2022, 16:37
por bernardo64
Não exatamente, no caso das gimnospermas, o endosperma é formado pelos restos do gametófito que envolvia o embrião antes da fecundação, sendo sua quantia de DNA indicada por n. No caso das angiospermas, lembremo-nos da dupla fecundação, na qual um dos gametas masculinos (grão de pólen) fecunda a oosfera. dando origem ao embrião diploide, enquanto o outro fecunda dois núcleos polares formando o endosperma 3n.

Avise caso tenha encontrado algum erro na minha explicação e lhe desejo bons estudos.