Página 1 de 1

testes de DNA

Enviado: 22 Mar 2021, 19:33
por simonecig
Com o objetivo de investigar e resolver casos de criminosos de alta periculosidade, a polícia científica geralmente colhe amostras para análise encontradas nos locais da ação ou consumação criminal. Nas inquirições investigativas em um caso claro de duplo homicídio premeditado, seis amostras de sangue humano colhidas no local do crime foram analisadas e submetidas à tipagem sanguínea, e, juntamente com teste de DNA obtiveram os resultados demonstrados na  tabela abaixo. 
Tabela.png
Tabela.png (37.03 KiB) Exibido 857 vezes

Enquanto o relatório final dos testes de DNA  não ficam prontos, o investigador científico conseguiu determinar algumas informações somente com o sistema ABO. Comparando as amostras de sangue do local do crime com as coletas cedidas pelos investigados e do corpo da vítima, o que permitiu ele fazer as seguintes afirmações, tendo muito cuidado para não confundir antígeno com anticorpo:

I- As duas vítimas só não podem receber sangue do tipo B e AB.

II- O assassino  apresenta antígeno A e B em seus eritrócitos.

III- O partícipe que forneceu a arma do crime ao autor é considerado receptor universal.

IV- Dois suspeitos foram descartados, pois pela filmagem do circuito interno de câmeras foi provado que o sangue foi devido a um acidente de trabalho.

a) Quem são as vítimas? Justifique .

b)Quem ajudou o assassino (participe)? Justifique.

c) Quem seria o assassino?  Justifique.