Página 1 de 1

(UEL 2012) Especiação

Enviado: 18 Mar 2021, 13:17
por eivitordias
Até a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.
(Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258.)
999.png
999.png (426.26 KiB) Exibido 2351 vezes
Com base no texto, nos mapas e nos conhecimentos sobre os processos de especiação e distribuição geográfica do organismos, considere as afirmativas a seguir.

I. Há semelhanças entre os fósseis da América do Sul, África, Antártida e Austrália, pois, em um passado remoto, todas essas regiões estavam unidas, formando um grande continente e impossibilitando o isolamento reprodutivo.
II. O modelo clássico de especiação alopátrica propõe que duas novas espécies se formem em uma mesma região geográfica, de modo abrupto, em consequência de mutações cromossômicas ocorridas durante as divisões celulares.
III. O isolamento geográfico entre populações de uma espécie ancestral pode ocorrer pelo aparecimento de um rio cortando uma planície, por um braço de mar que separa ilhas ou pelo deslocamento de um continente.
IV. A presença de marsupiais na Austrália representa a dispersão desde a América do Sul, por meio da Antártida, no início da era Cenozoica, e o subsequente isolamento da Austrália permitiu sua diversificação sobre este país.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas
Resposta

E
todas essas regiões estavam unidas, formando um grande continente e impossibilitando o isolamento reprodutivo.
DÚVIDA: No item I, mesmo com as regiões unidas no passado remoto, poderia acontecer isolamentos por barreiras biológicas (rios, acidentes geográficos, etc..) e com o tempo iria ocorrer o isolamento reprodutivo - devido à atuação da seleção natural. Sendo assim, por que o item foi considerado correto?
Alguém poderia me ajudar, por favor?

Re: (UEL 2012) Especiação

Enviado: 31 Mar 2021, 15:49
por selteneauster
Olá

A alternativa correta é a E

Analisemos as alternativas:

I - V, a Teoria da Tectônica de Placas é uma atualização da teoria da deriva continental (os continentes estão à deriva), e propõe, com base em evidências fósseis e geomorfológicas, que, de fato, os continentes de hoje já estiveram unidos em um supercontinente, a Pangeia. A existência de se semelhanças entre fósseis nesses continentes é um indício de que essas espécies tiveram ancestrais comuns em um passado remoto, antes da separação dos continentes.

II - F, a especiação alopátrica é aquela em que populações são isoladas devido à interposição de uma barreira geográfica, e não devido a mutações cromossômicas abruptas. Além disso, elas não ocupam, necessariamente, a mesma região geográfica. É válido frisar, ainda, que a especiação não é pontual, é um processo lento e que ocorre ao longos gerações.

III - V, a interposição de uma barreira geográfica leva ao isolamento reprodutivo, condição para a ocorrência da especiação.

IV - V, a presença de marsupiais tanto na América do Sul quanto na Austrália é indicativo de ancestralidade comum e da união dos continentes a partir da Antártida em um passado remoto.

Respondendo à sua dúvida:

Barreiras biológicas (comportamento, anatomia etc) são diferentes de barreiras geográficas (rios, acidentes geográficos etc). O isolamento reprodutivo pode se dar por ambas as barreiras e é condição para que ocorra a especiação. Quando há o isolamento geográfico, a especiação é alopátrica. Quando há o isolamento biológico, isto é, as espécies compartilham o mesmo hábitat, a especiação é simpátrica. Sendo assim, a existência de semelhanças entre fósseis nos diferentes continentes é evidência de que essas espécies foram formadas por isolamento geográfico, sofreram pressões seletivas distintas (especiação) e de que tiveram um ancestral comum, o que só seria possível se os continentes fossem unidos em um passado remoto. Por isso a afirmativa I está correta. Compreende?

Espero ter ajudado a esclarecer.

Re: (UEL 2012) Especiação

Enviado: 01 Abr 2021, 20:19
por eivitordias
Obrigado pela resolução e correção de conceitos, selteneauster! :D
selteneauster escreveu: 31 Mar 2021, 15:49 Sendo assim, a existência de semelhanças entre fósseis nos diferentes continentes é evidência de que essas espécies foram formadas por isolamento geográfico, sofreram pressões seletivas distintas (especiação) e de que tiveram um ancestral comum, o que só seria possível se os continentes fossem unidos em um passado remoto.
Sim, concordo totalmente com você e isso de fato responde a primeira parte do item I:
eivitordias escreveu: 18 Mar 2021, 13:17 Há semelhanças entre os fósseis da América do Sul, África, Antártida e Austrália, pois, em um passado remoto, todas essas regiões estavam unidas, formando um grande continente
e impossibilitando o isolamento reprodutivo.
Porém, dizer que no referido supercontinente é impossível o isolamento reprodutivo, ainda me soa bastante estranho.. pois, como você mesmo exemplificou, poderia ocorrer alguma barreira geográfica no continente ou incompatibilidade biológica entre os seres vivos, acarretando, assim, isolamento reprodutivo e formação de novas espécies.

Não sei se estou cometendo algum erro de interpretação, conceito ou realmente o item esteja mal escrito.. Está parecendo que a não ocorrência do isolamento reprodutivo é consequência da existência do supercontinente.

Re: (UEL 2012) Especiação

Enviado: 01 Abr 2021, 22:25
por selteneauster
eivitordias
eivitordias escreveu: 01 Abr 2021, 20:19 Porém, dizer que no referido supercontinente é impossível o isolamento reprodutivo, ainda me soa bastante estranho.
Sim, de fato soa estranho. Creio que o termo "impossível" foi mal colocado.

Todavia, devemos considerar que não há evidências fósseis que sugiram a ocorrência de processos de especiação simpátrica no supercontinente, embora, por inferência, seja totalmente possível que tenham ocorrido.

Presumo que essa tenha sido a interpretação visada pela banca.

Perceba, ainda, que a afirmativa estabelece um relação de causalidade correta: antes da separação da Pangeia, era muito difícil a ocorrência de especiação (como deveras a especiação simpátrica o é), se comparada à configuração atual dos continentes, por isso a alternativa é aceitável.

Sua colocação foi bem pertinente, entretanto. Não havia suspeitado do termo "impossibilitando".

Espero ter ajudado a esclarecer um pouquinho mais =)

Re: (UEL 2012) Especiação

Enviado: 03 Abr 2021, 08:53
por eivitordias
Ajudou MUITO! Obrigado selteneauster :lol: