Página 1 de 1

(UFPR) Histologia Vegetal

Enviado: 04 Dez 2020, 08:58
por Lars
Colênquima e esclerênquima são tecidos comumente encontrados em caules e raízes. O colênquima é um tecido plástico, enquanto o esclerênquima é um tecido elástico. Considere uma árvore e seus galhos, em um dia de muito vento. Todos os galhos balançam vigorosamente. Os tecidos localizados internamente nos galhos devem ser plásticos ou elásticos? Qual tecido será encontrado no interior dos galhos? Explique.
Resposta

esclerenquima
Pela questão, é possível chegar na resposta tranquilamente. Entretanto, na definição dos dois tecidos, o tecido elástico seria o colenquima, ja que não possui celular mortas banhadas a lignina. Certo?
Me confundi um pouco nesse sentido.
Abraço

Re: (UFPR) Histologia Vegetal

Enviado: 08 Dez 2020, 10:03
por CogitoErgoGre
Fala mano Lars,
então, estranhei também esse ponto que vc frisou, então dei uma procurada aqui e achei alguma coisa :P
Não sei se essas definições são mais antigas (porque já estudei um bocado de bocânica e nunca me deparei com essa abordagem), mas a idéia de elasticidade no esclerênquima não é sobre a rigidez dele, mas sim sobre sua capacidade de manter sua "forma original", como no trecho:
O esclerênquima está presente tanto em tecidos primários como nos secundários, ocorrendo em praticamente todos os órgãos vegetais, exceto nas pétalas e estames. Possui propriedades elásticas, ou seja, pode sofrer deformações sem se romper...
fonte: https://www.infoescola.com/histologia/esclerenquima/

basicamente é isso,
qualquer coisa tamo aí :)
abraços