Página 1 de 1

Pirâmides ecológicas

Enviado: 14 Set 2020, 19:38
por albeistein
Julgue a afirmativa abaixo.
  • Em ambientes terrestres, não há pirâmide de energia/de biomassa invertida. Já em oceanos e grandes lagos, em que os produtores são o fitoplâncton, pode haver pirâmide de energia/de biomassa invertida, dada a reprodução super acelerada do fitoplâncton.

Re: Pirâmides ecológicas

Enviado: 14 Set 2020, 20:55
por CogitoErgoGre
Fala Albe,

quasee corretissíma a afirmação; a idéia é que a energia em uma piramide é limitada, pois cada individuo usa uma parte daquilo que foi anteriormente adquirido. O truque, no caso dos fito e zoo planctôns, é que os fito (produtores) compensam a menor biomassa com uma maior taxa de reprodução.
A energia, no entanto, é sempre unidirecional - ou seja, nunca é invertida!!!

espero ter ajudado, qualquer coisa tamo aí :)

Re: Pirâmides ecológicas

Enviado: 15 Set 2020, 18:52
por albeistein
As pirâmides de biomassa são equivalentes às pirâmides de energia, pois a massa de matéria orgânica reflete a quantidade de energia química disponível em cada nível trófico.
Retirado do Amabis e Martho

Com base nessa equivalência, não está correto afirmar que, em oceanos e grandes lagos, por conta da velocidade reprodutiva do zooplâncton, há pirâmides de energia E de biomassa invertidas?

Re: Pirâmides ecológicas

Enviado: 09 Nov 2020, 13:27
por albeistein
PS: Eu não estou questionando o sentido do fluxo de energia. Este, como você colocou, é unidirecional.

Re: Pirâmides ecológicas

Enviado: 09 Nov 2020, 13:59
por MateusQqMD
albeistein, não pode existir pirâmide de energia invertida pois parte da energia é sempre dissipada de um nível trófico para o seguinte na forma de calor.

Re: Pirâmides ecológicas

Enviado: 09 Nov 2020, 15:35
por CogitoErgoGre
Então albertin,
essa afirmativa "As pirâmides de biomassa são equivalentes às pirâmides de energia ..." é um pouco errônea ao meu ver (estranho amabis falar isso ai rsrs), porque parte da energia sempre se perde e o aumento da biomassa ocorre para todos os niveis - pegando o exercício, como exemplo, apesar de existir uma taxa repodutiva elevada, a energia total vai ser sempre uma parte dissipada e o restante fornecida para o próximo nível trófico, entre os fito e zoo, em uma mesma taxa, por mais que você aumente a população de fito. Uma forma melhor de entender, é que a energia necessária para a existência dos zoo vem dos fito, por isso nunca vai ser maior.
O que o Amabis talvez queira dizer com essa frase, na verdade, é que quanto maior a biomassa em um meio, maior a energia total disponível; ou seja, elas são equivalentes no sentido de quanto maior for a biomassa, maior será a energia (mas ainda sim, não sendo o fluxo de energia alterável).

Re: Pirâmides ecológicas

Enviado: 21 Nov 2020, 18:52
por albeistein
Lendo as mensagens de vocês, eu chego ao seguinte: Essa equivalência colocada pelo Amabis ("As pirâmides de energia são equivalentes às pirâmides de biomassa...") não se aplica a todos os ecossistemas. Em outras palavras, não é 100% verdadeira.
E deixo uma excelente colocação que encontrei em um blog de Biologia:
Nesses ecossistemas, a biomassa de fitoplâncton pode ser menor que a de zooplâncton. A inversão da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação. Se for medida a média de um ano inteiro, poderemos observar que a quantidade média de fitoplâncton foi maior que a de zooplâncton.
Fito e zooplâncton.png
Fito e zooplâncton.png (22.87 KiB) Exibido 2428 vezes
Agradeço a resposta de todos!
Se tiver mais algo a pontuar, só colocar!