Página 1 de 1

(UERJ–2019) - A construção da modernidade.

Enviado: 30 Jul 2020, 17:55
por avlis
Com mais de cinquenta anos de existência, o personagem “Pantera Negra” esteve associado a debates sobre as condições de vida de populações afrodescendentes na sociedade norte-americana. Tendo em vista as transformações ocorridas entre a década de 1960 e o momento atual, a comparação entre as imagens aponta para a seguinte mudança acerca do protagonismo afrodescendente:


A) equiparação do poder aquisitivo
B) fortalecimento da inclusão social
C) reconhecimento dos direitos civis
D) homogeneização das diferenças raciais
Resposta

C) reconhecimento dos direitos civis

Re: (UERJ–2019) - A construção da modernidade.

Enviado: 30 Jul 2020, 18:02
por oilut
Olá, avlis. :D :D



A década de 60 foi considerada o auge das lutas identitárias no mundo como um todo. Nesse caldeirão, destacam-se os movimentos negros dos Estados Unidos, cujo expoentes eram Malcolm X, os Panteras Negras e Martin Luther King. As bandeiras levantadas por eles lutavam contra o racismo e a violência praticada contra os negros, exigindo igualdade política, uma vez que a situação dos negros, ao longo da história, permaneceu em um patamar inferior a dos outros cidadãos devido às leis Jim Crow, a segregação racial e a atuação da Ku Klux Klan. Dessa maneira, depois de muito esforço, os negros tiveram suas conquistas materializadas na Lei dos Direitos Civis de 1964. Logo, a alternativa correta é a C.

Vamos analisar as demais alternativas:

A) Incorreto. A equiparação do poder aquisitivo ainda não é uma realidade nos Estados Unidos.
B) Incorreto. Houve um fortalecimento da inclusão social, mas isso se dá a partir do reconhecimentos dos direitos civis dos negros.
D) Incorreto. Não houve uma homogeneização das diferenças raciais, tampouco se pode afirmar que a comparação dos cartazes induz a isso.