Página 1 de 1

Revolução Pernambucana de 1817

Enviado: 16 Jul 2020, 17:14
por Protágoras
A Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro. Como causa desse movimento podem ser identificados os itens abaixo, COM EXCEÇÃO DE:
a) a queda de Napoleão em 1815 que gerou uma crise econômica na Europa, ocasião em que o açúcar e o algodão, principais produtos de exportação do Nordeste, sofreram queda sensível e permanente no mercado inglês.
b) a grande seca, no ano de 1816, que assolou o Nordeste brasileiro, afetando sensivelmente a agricultura de subsistência e provocando a queda de produção de algodão e açúcar, naquele momento os principais sustentáculos da economia pernambucana.
c) o fato de os comerciantes portugueses, instalados nos principais portos nordestinos, continuarem tão monopolistas como antes.
d) a revolta dos produtores de cana-de-açúcar de Pernambuco, devido às medidas tomadas pela Corte portuguesa no Brasil que prejudicavam esse setor.
e) o aumento e a criação de novos impostos para o sustento da Corte sediada no Rio de Janeiro, que contribuíram para piorar aindamais a qualidade de vida da população.
Resposta

D
Como assim a letra "D" está INCORRETA?
Seria porque não foi liderada por Produtores de cana e eles teriam apenas participado, mas não liderado?

Re: Revolução Pernambucana de 1817

Enviado: 30 Nov 2023, 09:58
por Fibonacci13
Protágoras,

A alternativa D não foi uma causa para provocar a Revolução Pernambucana, mas sim um efeito causado por ela.

Re: Revolução Pernambucana de 1817

Enviado: 30 Nov 2023, 11:54
por emanuel9393
Bom dia!

O gabarito dessa questão está estranho. A Revolução Pernambucana de 1817 foi um revolta emancipacionista que tem como origem o aumento considerável de impostos estabelecidos por D. João VI, príncipe regente de Portugal, quando da presença da família real portuguesa no Brasil. Hoube uma busca por autonomia local frente aos desmandos vindos da Corte sediada no Rio de Janeiro, além de possuir claro espírito antilusitano.