Página 1 de 1

ITA 1975 — Conservação de energia

Enviado: 31 Mai 2020, 18:05
por anastacialina
Oi, pessoas. Eu aqui novamente. Essa lista minha de hoje tá fogo... LOL. Poderiam me ajudar com essa questão aqui?

Olhem só o que eu fiz, poderiam dar algum jugamento de valor? Comentar algo? Acrescentar algo? Explicitar algum erro?

I. Se eu tiver uma variação da energia potencial sendo 0, ainda sim eu posso ter variação da energia cinética.
II. Eis o teorema da energia cinética, [tex3]\mathrm{W_{\vec{F_R}} = \Delta E_C}[/tex3]
III. Eu sei que o [tex3]\mathrm{W_P = - \Delta E_{PG}}[/tex3] , como [tex3]\mathrm{\vec{P}}[/tex3] (peso) é uma força conservativa e também é a resultante nesse cenário, então posso dizer que [tex3]\mathrm{\vec{P} = \vec{F_R}}[/tex3] . Como o [tex3]\mathrm{W_{\vec{F_R}} = \Delta E_C}[/tex3] , logo temos que [tex3]\mathrm{W_{\vec{F_R}} = W_{\vec{P}}}[/tex3] , então [tex3]\mathrm{\Delta E_C = - \Delta E_P}[/tex3] . Não consigo entender se esse meu pensamente está correto, pois lá na redação é dito "a menos do sinal". Eu nem sei o que ele quis dizer com isso. Fui pesquisar essa expressão e não encontrei nada. Qual seria o seu valor semântico? Pesquisei no Google, DuckDuckGo, Bing e Aurélio, mas não encontrei nada satisfatório. Achei estranho essa redação. Isso é comum no ITA?

P.S.: Na hipótese de eu ter digitado algo que comprometa o entendimento da questão, aqui está ela em forma de imagem: questão
ITA — A variação da energia cinética de uma partícula em movimento, num dado referencial inercial, entre dois pontos distintos, P e Q é sempre igual:

I. à variação da energia potencial entre esses dois pontos.
II. ao trabalho da resultante das forças aplicadas à partícula para deslocá-la entre esses dois pontos.
III. à variação da energia potencial entre esses dois pontos, a menos do sinal, quando a força resultante aplicada à partícula for conservativa.

Pode-se afirmar que:
a) somente I é correta.
b) I e II são corretas.
c) somente III é correta.
d) II e III são corretas.
e) somente II é correta.
Resposta

D, segundo o Poliedro

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Enviado: 31 Mai 2020, 18:33
por Tassandro
anastacialina escreveu: 31 Mai 2020, 18:05 Isso é comum no ITA?
Sim.
Respondendo ao tópico:
Eu penso que a expressão "a menos do sinal" foi usada para indicar que elas são iguais em módulo, mas não algebricamente. Como você já mostrou, [tex3]ΔK=-ΔU,[/tex3] para forças conservativas.
Penso que seja isso.

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Enviado: 01 Jun 2020, 07:38
por anastacialina
Tassandro, obrigado. Você acha então que meu pensamento está condizente?

Rant: uma questão difícil — não estou fizendo que esse seja A DIFÍCIL — é aceitável, como é de praxe do ITA. Mas uma questão difícil com uma redação confusa... isso é sacanagem. O Aurélio não registra essa tal expressão "a menos do sinal". Por que não dizer com uma clareza maior? Mas faz sentido pensar que seja um igualdade modular, e não algébrica com o Tassandro disse acima. Eu até pensei, remotamente, nessa possibilidade, mas estava afim mesmo era de uma outra consideração.

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Enviado: 01 Jun 2020, 08:16
por Tassandro
anastacialina,
De nada. Seu pensamento está condizente sim. E concordo com você que isso é uma sacanagem. Tenho de admitir, que quando o ITA ou o IME cobram questões teóricas, eles usam essa redação confusa para tentar fazer o vestibulando errar por causa de uma ou duas palavrinhas na questão.

Re: ITA 1975 — Conservação de energia

Enviado: 17 Jul 2020, 13:47
por profotavio
O termo "a menos de sinal" é muito utilizado na Matemática, principalmente em nível superior.

O Teorema Fundamental da Aritmética é geralmente enunciado assim: "a decomposição em fatores primos, a menos de sinal e ordem dos fatores, é única".

Não achei, também, difícil de deduzir a terminologia.

Há muitos termos em Matemática. Já vi coisas do tipo: "sem perda de generalidade" e "condição necessária mas não suficiente" serem questionadas. São jargões matemáticos clássicos.