Página 1 de 1

Bioética e bacteriose

Enviado: 07 Abr 2020, 15:22
por joãofw
Hospedeiras da bactéria que causa febre maculosa, capivaras viram desafio

A morte de um menino de 10 anos, vítima de febre maculosa supostamente contraída em visita ao Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, abriu discussão sobre o destino das capivaras que vivem na região. Entre outros animais, elas são hospedeiras da bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela e causadora da doença.

Disponível em: http://www.em.com.br. Acesso em: 27 set. 2016.



Uma possível solução eficiente e condizente com a bioética para o problema abordado no texto consiste em

A) fechar temporariamente o Parque Ecológico da Pampulha para impedir que os visitantes contraiam a febre maculosa.
B) realizar o manejo das capivaras e o controle do crescimento populacional desses animais no Parque Ecológico da Pampulha e região.
C) sacrificar todas as capivaras que habitam a região da Pampulha a fim de evitar que ocorram novos casos de febre maculosa.
D) fazer a dedetização das áreas do Parque Ecológico da Pampulha para acabar definitivamente com a transmissão da doença. Sua resposta
E) instruir os visitantes do Parque Ecológico da Pampulha a verificar suas roupas e corpo para evitar a picada de carrapatos-estrela.
Resposta

b
Nesta questão, não entendi o gabarito. Pensava que uma dedetização seria o suficiente para matar o vetor da febre maculosa e estaria de acordo com a bioetica. Me confundiu, me ajudem por favor. Obrigado!

Re: Bioética e bacteriose

Enviado: 07 Abr 2020, 15:26
por carlosaugusto
joãofw escreveu: 07 Abr 2020, 15:22 Nesta questão, não entendi o gabarito. Pensava que uma dedetização seria o suficiente para matar o vetor da febre maculosa e estaria de acordo com a bioetica. Me confundiu, me ajudem por favor. Obrigado!
joãofw, e aí

Falar em dedetização em um parque ecológico não é uma boa ideia, pois certa substância para controlar a praga na capivara pode ser indiferente para algumas espécies e letais em outras. Por isso, a melhor opção é um controle do crescimento populacional utilizando um predador natural do meio (sem espécies exóticas), sendo assim, a problemática seria mitigada de forma natural. :D

Re: Bioética e bacteriose

Enviado: 07 Abr 2020, 15:33
por Planck
carlosaugusto escreveu: 07 Abr 2020, 15:26 Falar em dedetização em um parque ecológico não é uma boa ideia, pois certa substância para controlar a praga na capivara pode ser indiferente para algumas espécies e letais em outras. Por isso, a melhor opção é um controle do crescimento populacional utilizando um predador natural do meio (sem espécies exóticas), sendo assim, a problemática seria mitigada de forma natural
Exatamente, com a dedetização pode ocorrer bioacumulação de espécies químicas nocivas. No mais, o manejo é, de fato, mais adequado.

3584F264-61B0-4C49-9CDF-E703CDFFA266.jpeg
3584F264-61B0-4C49-9CDF-E703CDFFA266.jpeg (95.75 KiB) Exibido 2282 vezes
#SalvemAsCapivaras :lol:

Re: Bioética e bacteriose

Enviado: 07 Abr 2020, 15:43
por carlosaugusto
Planck, a lendária "capivara voadora" hahahaha #SalvemAsCapivaras

Re: Bioética e bacteriose

Enviado: 07 Abr 2020, 15:45
por joãofw
Magnífico ! vocês são ótimos!