Página 1 de 1

Reações orgânicas e isomeria

Enviado: 04 Dez 2019, 22:25
por Valdilenex
A seguir são apresentadas três moléculas orgânicas cujas propriedades físicas e químicas podem ser compreendidas a partir da análise de suas estruturas químicas.
Screen Shot 2019-12-04 at 22.57.59.png
Screen Shot 2019-12-04 at 22.57.59.png (20.87 KiB) Exibido 1309 vezes
Após a análise da estrutura química dessas moléculas, pode-se inferir que

a) A apresenta menor temperatura de ebulição do que B
b) A apresenta quatro isômeros constitucionais
c) B em uma reação de mononitração leva à formação de dois produtos de substituição eletrofílica
d) C é insolúvel em uma solução aquosa de ácido clorídrico
e) C é uma amida.
Resposta

Gabarito A.
Alguém me explica porque a alternativa A está correta e porque a C está errada

Re: Reações orgânicas e isomeria

Enviado: 05 Dez 2019, 17:49
por Deleted User 23699
Olá.
A letra a está diretamente relacionada com as forças intermoleculares existentes na molécula. Repare que a molécula B possui dois polos muito explícitos: o OH e o NO2. Já a molécula A, apenas um lado dela é "polar", fortemente eletronegativo. Por isso, fica mais difícil de ocorrer ligação intermolecular entre moléculas de A. Por isso, a alternativa A está correta. Imagine uma peça de quebra-cabeça com um lado reto e o outro lado com um encaixe e outra peça com um encaixe em cada lado. Quem conseguirá se ligar a mais peças? Obviamente a peça com mais encaixes. Essa é a lógica por trás da resolução dessa alternativa.

A letra c é uma simples aplicação de conhecimentos sobre substituintes e dirigência no anel aromático. Observe que os dos grupos substituintes na molécula, OH e NO2, acabam dirigindo uma mononitração em dois pontos específicos no anel benzênico. Todavia, lembre-se que se rotarcionarmos a molécula acabamos obtendo o mesmo composto para ambas as posições. Lembre-se que o NO2 é uma estrutura de ressonância, portanto aquela dupla ali pode ser "ignorada". O composto apresenta certa simetria.