Página 1 de 1

Revolução Francesa

Enviado: 16 Mar 2019, 21:19
por Madu1
Durante o período do Diretório, fase final da Revolução Francesa, a França – cuja economia estava minada pela inflação, pela especulação e pela corrupção administrativa – estava mergulhada numa grande crise. (…) Diante desse quadro, a burguesia francesa buscou um líder capaz de estabelecer um governo forte e estável, a fim de consolidar sua posição de classe dominante. Foi escolhido Napoleão Bonaparte, jovem general do exército francês que se destacara por seus feitos militares desde a época da Convenção.

PAZZINATO, Alceu & SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. Editora Ática, 6.ª ed., 1997, p. 129.

Quando Napoleão chegou ao poder, promoveu várias realizações que consolidaram as conquistas da burguesia. Analise as proposições corretas sobre as realizações de Napoleão Bonaparte.

I. Concordata com papa Pio VI, em 1801, estabelecendo a nomeação dos bispos pelo Consulado, a liberdade de culto, o reconhecimento do catolicismo como religião oficial da maioria dos franceses.
II. Código Civil Napoleônico, em 1804, garantindo a igualdade perante a lei, a liberdade individual a propriedade privada e proibindo a organização de sindicatos e greves.
III. Congresso de Viena, determinando que as colônias latino-americanas teriam direito de lutar pela independência política e econômica.
IV. Concordata de Worms, que reorganizou o ensino por meio da implantação de escolas primárias e de nível superior, controladas diretamente pelo Estado.

Assinale

a) se somente III e IV forem corretas.
b) se somente I e III forem corretas.
c) se somente I for correta.
d) se somente I e II forem corretas.
e) se I, II, III e IV forem corretas.
Resposta

d
Não entendi por que a afirmativa I é correta. Quando Napoleão chegou ao poder ele estabeleceu "acordos" com a Igreja, entretanto o Estado continuou laico, não?

Re: Revolução Francesa

Enviado: 04 Abr 2019, 22:59
por Planck
Olá Madu1,
Quando Napoleão chegou ao poder ele estabeleceu "acordos" com a Igreja, entretanto o Estado continuou laico, não?
Antes de tudo, sabe-se que também haviam Protestantes na França. Posto isso, a Concordata estabelecia que o Catolicismo seria "a religião da grande maioria dos franceses", porém não a religião oficial do Estado, justamente em respeito ao Protestantismo. A afirmativa foi semanticamente carregada ao usar o termo "oficial", pois traduz o a ideia de que a religião do Estado tornou-se o Catolicismo. Isso poderia gerar contestação do gabarito.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Concordata_de_1801