Página 1 de 1

(UFTM) Bioquímica: Fermentação em atividades físicas

Enviado: 11 Jul 2018, 21:13
por HenriqueMK
(UFTM) Na final do campeonato de atletismo, João sagrou-se campeão na modalidade salto com vara, enquanto Pedro venceu na modalidade maratona. Para realizar o trabalho muscular requerido na final de cada uma dessas provas, a musculatura esquelética dos atletas precisou contar com certo aporte de energia. Basicamente, quatro diferentes processos poderiam fornecer a energia necessária para o trabalho muscular desses atletas durante as provas:

I. reserva celular de ATP;
II. reserva celular de fosfocreatina;
III. reserva celular de glicogênio;
IV. formação de ATP pela respiração aeróbica.


Pode-se dizer que, do início ao final da prova, na musculatura esquelética de

a) João e na musculatura esquelética de Pedro, a obtenção de energia deu-se pelo processo I, apenas.
b) João e na musculatura esquelética de Pedro, a obtenção de energia deu-se pelo processo IV, apenas.
c) João, a obtenção de energia deu-se predominantemente pelos processos I e II, enquanto na musculatura esquelética de Pedro, deu-se predominantemente pelo processo IV.
d) ambos os atletas, a obtenção de energia deu-se por todos os processos, predominando, em ambos os casos, o processo IV.
e) ambos os atletas, a obtenção de energia deu-se por todos os processos, predominando, no caso de João, o processo III e, no caso de Pedro, o processo IV.
Resposta

Alternativa "C"
Off Topic
Não entendi por que o item III está errado. Ambos não deveriam usar predominantemente reservas de glicogênio? Não seria mais correta a alternativa "a"?

Re: (UFTM) Bioquímica: Fermentação em atividades físicas

Enviado: 11 Jul 2018, 23:44
por Lucabral
Olá HenriqueMK,
O estoque de ATP disponível na célula muscular só garante um período curto de contração. A prova do salto com vara é rápida,logo, vai exigir da fibra a fonte direta de energia para a contração muscular (ATP) e,também,fosfocreatina (molécula altamente energética que atua doando fosfato para as moléculas de ADP) para aumentar a duração da contração.

Na maratona,atividade a média/longa duração, será usado o glicogênio muscular que é,essencialmente,um polissacarídeo de glicose.Esta glicose será usada,predominantemente,no metabolismo aeróbico da respiração celular para formar ATP. Veja,se Pedro já iniciasse a maratona com ritmo muito intenso,o alto consumo de oxigênio iria diminuir sua quantidade na fibra (início da fermentação lática)[tex3]\rightarrow [/tex3] intoxicação muscular.