Página 1 de 1

[UFG] Literatura/Química

Enviado: 19 Jun 2018, 08:45
por Auto Excluído (ID:20876)
Leia o trecho literário a seguir que descreve o trabalho de uma jovem de 15 anos em uma mina de carvão.



[…] Afinal, o que estava acontecendo com ela naquele dia? Nunca se sentira tão mole. Devia ser o ar contaminado. Não havia ventilação […]. Respirava-se toda espécie de vapores que saíam do carvão [...]. Tirou tudo, a corda e a camisa, com tanta ânsia que teria arrancado a pele se soubesse. E agora, nua, deplorável, rebaixada ao trote da fêmea […]. Como uma égua de carroça.

ZOLA, Émile. Germinal. Tradução Francisco Bittencourt. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 318-319. [Adaptado].

O texto é representativo de uma perspectiva literária cuja visão de mundo é mais diretamente voltada à vida política, social, histórica – a exemplo dos efeitos da Revolução Industrial, dentre os quais: a exposição dos trabalhadores a substâncias químicas nocivas à saúde. A perspectiva literária em questão e o composto químico relacionado ao texto são, respectivamente,

a)
Subjetivismo – gás carbônico.

b)
Positivismo – gás butano.

c)
Pessimismo – gás etano.

d)
Ufanismo – gás propano.

e)
Determinismo – gás metano.
Resposta

E

Re: [UFG] Literatura/Química

Enviado: 19 Jun 2018, 15:07
por Auto Excluído (ID:20809)
Bart, respondendo a questão por química, o gabarito é a letra E. O gás grisu é um gás inflamável formado principalmente de metano, [tex3]CH_4[/tex3] , que se desprende das minas de carvão e, quando misturado ao ar, explode ao contato com alguma chama.

Reza a história da química que le Chatelier foi incentivado por um de seus professores a pesquisar alguma forma de controlar a explosão desse gás..
e tempos depois ele elaborou "explosivos de segurança" para as minas.

(por coincidência, hoje eu abri um livro mesmo na página que falava sobre isso)

Re: [UFG] Literatura/Química

Enviado: 19 Jun 2018, 18:14
por Brunoranery
Olá Bart,

Perspectiva literária:
O texto demonstra uma situação de trabalho alienante e exploratório em uma situação situação ruim. O texto não apresenta uma perspectiva de mudança e compara o trabalhador com uma égua que trabalha, trabalha mas nunca para pra pensar na situação à qual está submetida. A égua é por incapacidade de raciocinar, e o trabalhador por conta de uma vida determinista sem mobilidade e possibilidade de mudança. Assim, o determinismo se expressa pela permanência no estado deplorável do trabalhador.

Perspectiva química:
O carvão mineral é encontrado no subsolo por conta da decomposição que ocorreu há milhares de anos. O que te faz chegar à resposta de que o metano é o gás correspondente é a seguinte associação: o metano se forma com a decomposição em condições anaeróbicas (pouco oxigênio). Como ocorreu no subsolo, onde há pouco oxigênio, houve a formação do gás metano.