Página 1 de 1

(ENEM- 2018) Era Vargas

Enviado: 12 Jun 2023, 19:35
por lor4n
O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não
trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a:

a) superação da cultura patriarcal.
b) influência de igrejas protestantes.
c) pressão do governo revolucionário.
d) fragilidade das oligarquias regionais.
e) campanha de extensão da cidadania.
Resposta

Resposta: letra E.
Minha dúvida é: A conquista do direito ao voto feminino ocorreu num cenário de insatisfação por parte de alguns estados quanto ao governo Vargas (Revolução Constitucionalista de 1932) e, apesar de não ter "dado em nada", Vargas tenta amenizar essa situação com a criação da lei federal que aprova o voto feminino e o voto secreto. Baseado nisso, o direito ao voto feminino não seria resultado de uma "campanha de extensão da cidadania" mas sim de uma medida que tentou amenizar a situação de insatisfação por parte do governo de São Paulo em relação ao governo Vargas, o que mais se aproxima da letra C. Pq não pode ser a letra C?

Re: (ENEM- 2018) Era Vargas

Enviado: 29 Nov 2023, 01:38
por emanuel9393
Boa noite!

A letra C afirma que um dos fatores que contribuíram para a efetivação do voto feminino foi a pressão do governo revolucionário. O governo do Vargas não estava pressionando para colocar o voto feminino, e sim manifestações que as pessoas fizeram a respeito disso! Foi a pressão exercida pelos movimentos sociais e populares que buscavam a extensão da cidadania e a equidade de gênero que foram essenciais para a conquista do direito ao voto feminino. O governo revolucionário de Getúlio Vargas, que se iniciou em 1930, foi importante para a elaboração de uma nova constituição em 1932, que finalmente concedeu o direito ao voto às mulheres.

Bons estudos!