Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioFunção do Segundo Grau - Parábola Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
aline
1 - Trainee
Mensagens: 55
Registrado em: 21 Out 2006, 19:57
Última visita: 03-05-24
Localização: JF - Minas Gerais
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Dez 2008 20 14:18

Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por aline »

A figura abaixo ilustra uma ponte suspensa por estruturas metálicas em forma de arco de parábola.
ponte.jpg
ponte.jpg (4.61 KiB) Exibido 40935 vezes
Os pontos [tex3]A[/tex3] , [tex3]B[/tex3] , [tex3]C[/tex3] , [tex3]D[/tex3] e [tex3]E[/tex3] estão no mesmo nível da estrada e a distância entre quaisquer dois consecutivos é [tex3]25\ m[/tex3] . Sabendo-se que os elementos de sustentação são todos perpendiculares ao plano da estrada e que a altura do elemento central [tex3]CG[/tex3] é [tex3]20\ m[/tex3] , a altura de [tex3]DH[/tex3] é:

a) [tex3]17,5\ m[/tex3] .
b) [tex3]15,0\ m[/tex3] .
c) [tex3]12,5\ m[/tex3] .
d) [tex3]10,0\ m[/tex3] .
e) [tex3]7,5\ m[/tex3] .

Editado pela última vez por aline em 20 Dez 2008, 14:18, em um total de 5 vezes.
Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 04-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 773 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Dez 2008 20 14:36

Re: Função do segundo grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Olá Aline,

Podemos modelar a situação como sendo uma parábola com a origem do plano cartesiano em [tex3]C[/tex3] . Ou seja, teríamos a seguinte situação:
parabola.png
parabola.png (31.13 KiB) Exibido 34317 vezes
Veja que a parábola passa no eixo [tex3]X[/tex3] nos pontos [tex3]X=-50[/tex3] e [tex3]X=50[/tex3] , pois o enunciado diz que cada pilastra está distante uma da outra [tex3]25m[/tex3] , e no desenho há duas pilastras do ponto [tex3]C[/tex3] até o ponto onde a ponte toca o chão (eixo [tex3]X[/tex3] ). Veja também que é dito que a altura da ponte é [tex3]20m[/tex3] , por isso a parábola acima corta o eixo [tex3]Y[/tex3] no ponto [tex3]20[/tex3] .

Agora o que o exercício está pedindo, nada mais é do que a coordenada [tex3]Y[/tex3] do ponto [tex3]H[/tex3] . Para isso, vamos encontrar a equação da parábola e depois descobrir.

Sabemos que nossa parábola tem as raízes [tex3]x=-50[/tex3] e [tex3]x=50[/tex3] . Portanto, podemos escrever sua equação como sendo:

[tex3]f(x)=a\cdot(x-50)\cdot(x+50)[/tex3]

Onde o coeficiente [tex3]a[/tex3] ainda será descoberto utilizando-se o ponto [tex3]G[/tex3] , que sabemos ter coordenadas [tex3](0,20)[/tex3] , ou seja, [tex3]f(0)=20[/tex3] . Substituindo estas coordenadas na função acima:

[tex3]f(0)=a(0-50)(0+50)=20[/tex3]

[tex3]a=-\frac{1}{125}[/tex3]

Agora, então, podemos escrever a expressão completa da função que define a ponte:

[tex3]f(x)=-\frac{1}{125}(x-50)(x+50)[/tex3]

E conseguimos encontrar a coordenada [tex3]y[/tex3] do ponto [tex3]H[/tex3] . A coordenada [tex3]x[/tex3] do ponto [tex3]H[/tex3] já sabemos, vale [tex3]x=25[/tex3] . Vamos substituir [tex3]x=25[/tex3] na expressão acima:

[tex3]f(25)=-\frac{1}{125}(25-50)(25+50)[/tex3]

[tex3]f(25)=15[/tex3]

Portanto, a alternativa correta é a letra [tex3]B[/tex3] .

Editado pela última vez por caju em 20 Dez 2008, 14:36, em um total de 3 vezes.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

jarrdeloes
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Mar 2015, 22:36
Última visita: 11-03-15
Mar 2015 09 22:47

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Qual formula voce usou para chegar nisso "f(x)=a.(x-50).(x+50)"?
Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 04-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 773 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Mar 2015 09 22:51

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Olá jarrdeloes,

Uma equação do segundo grau, que representa uma parábola, sempre pode ser escrita da forma

[tex3]f(x)=a\cdot(x-R_1)\cdot (x-R_2)[/tex3]

Onde [tex3]R_1[/tex3] e [tex3]R_2[/tex3] são as raízes e [tex3]a[/tex3] é o coeficiente do termo [tex3]x^2[/tex3] .

Nesta questão eu apenas verifiquei inicialmente quais eram as raízes, e coloquei essas raízes no esqueleto acima. Após isso, encontrei qual o valor de [tex3]a[/tex3] que encaixaria.

Grande abraço,
Prof. Caju
Editado pela última vez por caju em 09 Mar 2015, 22:51, em um total de 2 vezes.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

jarrdeloes
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Mar 2015, 22:36
Última visita: 11-03-15
Mar 2015 09 22:54

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Na verdade, minha professora disse que para chegar nesse resultado, eu precisaria uma outra forma bem mais complexa, e que não existiria outra forma (como a que voce citou), acabei ficando sem o que falar
Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 04-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 773 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Mar 2015 09 22:56

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Para chegar em que resultado? No esqueleto da equação do segundo grau?
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

jarrdeloes
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Mar 2015, 22:36
Última visita: 11-03-15
Mar 2015 09 23:04

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Ela queria que eu explicasse todo o processo das etapas da conta;
O resultado estava certo, desde descobrir o coeficiente de a, e o resultado final;
porem não consegui detalhar o procedimento;

acabei pegando esse exercício como exemplo porque já estava pronto, e acabei me complicando,
Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 04-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 773 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Mar 2015 09 23:34

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Entendi. E agora, com esta última explicação, ficou claro o processo?
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

jarrdeloes
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Mar 2015, 22:36
Última visita: 11-03-15
Mar 2015 09 23:44

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Com a formula que você passou ficou mais fácil, só gostaria de entender o porque do =20 e depois porque o x foi trocado por 25, sei que cada pilastra é 25 metros, mais gostaria de saber o porque colocar na conta, afim de dar uma explicação melhor,

Muito Obrigado pela Ajuda que estas prestando
Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 04-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 773 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Mar 2015 10 08:20

Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Igualei a [tex3]20[/tex3] quando substituí o [tex3]x[/tex3] e o [tex3]y[/tex3] da equação da parábola pelas coordenadas do ponto [tex3]G[/tex3] , que pertence à parábola, e tem coordenada [tex3]y=20[/tex3] .

Depois que o coeficiente a foi encontrado, a equação da parábola está completa. Assim, podemos substituir qualquer valor de [tex3]x[/tex3] e encontrar o valor de [tex3]y[/tex3] correspondente. No caso, o ponto [tex3]H[/tex3] , que tem coordenada [tex3]x=25[/tex3] , não sabemos o valor de [tex3]y[/tex3] dele. Substituímos [tex3]x=25[/tex3] na equação para encontrar seu [tex3]y[/tex3] correspondente.

Grande abraço,
Prof. Caju

Editado pela última vez por caju em 10 Mar 2015, 08:20, em um total de 2 vezes.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Função do segundo grau - Lei da função
    por skulllsux189 » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    3081 Exibições
    Última mensagem por Planck
  • Nova mensagem Função Segundo Grau
    por oziemilly » » em Ensino Médio
    2 Respostas
    826 Exibições
    Última mensagem por oziemilly
  • Nova mensagem Função do segundo Grau
    por oziemilly » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1388 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25
  • Nova mensagem Função do Segundo Grau
    por EvelynP » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1116 Exibições
    Última mensagem por csmarcelo
  • Nova mensagem Funçao do segundo grau!
    por raimundo » » em Pré-Vestibular
    3 Respostas
    826 Exibições
    Última mensagem por ttbr96

Voltar para “Ensino Médio”