Página 1 de 1

Fmj interpretação

Enviado: 26 Mar 2021, 20:22
por Lars
planta encontrada nas áreas alagadas da Floresta Amazônica pode ser a mais nova arma contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Os pesquisadores do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) estão desenvolvendo um larvicida e um repelente à base da Montrichardia linifera, planta que também é conhecida como aninga.
O estudo vem acontecendo há dez anos, quando o grupo soube, por meio da população ribeirinha, que não existiam mosquitos transmissores da malária nas regiões onde a planta se encontrava. A partir daí, o grupo passou a analisar seu composto químico e descobriu que os extratos de aninga inibiam o crescimento dos ovos do Plasmodium falciparum, o parasita causador da malária.
(http://revistagalileu.globo.com, 02.06.2017. Adaptado.)
QUESTÃO 01
Assinale a alternativa em que se interpreta corretamente o texto, apresentando os eventos em ordem cronológica.
(A) Moradores de certas áreas alagadas da Floresta Ama- zônica usavam os extratos de uma planta local como re- pelente contra os mosquitos transmissores da malária. Depois, estudiosos interessaram-se por analisar os com- postos químicos desse repelente produzido pela popula- ção ribeirinha.
(B) Pesquisadores foram informados de que uma planta encontrada nas áreas alagadas da Floresta Amazônica poderia ser uma arma contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Depois, os cientistas analisaram o com- posto químico da planta e descobriram que ela repelia os mosquitos transmissores da malária.
(C) Os pesquisadores do Museu Paraense Emilio Goeldi de- senvolveram um repelente à base da aninga para afastar o parasita causador da malária. Depois, o mesmo repe- lente passou a ser testado com a intenção de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
(D) Um grupo de pesquisadores, ao visitar uma população ribeirinha na Floresta Amazônica, descobriu que havia uma planta capaz de repelir os mosquitos causadores da malária e da dengue. Depois, os cientistas recolheram amostras da planta para produzir repelentes a partir de seu composto químico.
(E) Uma população ribeirinha da Floresta Amazônica infor- mou a um grupo de pesquisadores que não existiam mosquitos transmissores da malária onde havia a planta aninga. Depois, os pesquisadores constataram que os extratos dessa planta inibiam o crescimento dos ovos do mosquito causador da malária.
O gabarito deu e, mas ta estranho. Na última afirmação do texto, a inibição do desenvolvimento dos ovos é em relação ao agrnte etiológico, e não ao hospedeiro primário, o mosquito no caso.
Resposta

E