Página 1 de 1

(ENEM PPL 2016) Interpretação

Enviado: 30 Abr 2018, 10:06
por Auto Excluído (ID:20715)
Uma fábrica na qual os operários fossem, efetiva e integralmente, simples peças de máquinas executando cegamente as ordens da direção pararia em quinze minutos. O capitalismo só pode funcionar com a contribuição constante da atividade propriamente humana de seus subjugados que, ao mesmo tempo, tenta reduzir e desumanizar o mais possível.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.



O texto destaca, além da dinâmica material do capitalismo, a importância da dimensão simbólica da sociedade, que consiste em

a)
elaborar significações e valores no mundo para dotá-lo de um sentido que transcende a concretude da vida.
b)
estabelecer relações lúdicas entre a vida e a realidade sem a pretensão de transformar o mundo dos homens.
c)
atuar sobre a vivência real e modificá-la para estabelecer relações interpessoais baseadas no interesse mútuo.
d)
criar discursos destinados a exercer o convencimento sobre audiências, independentemente das posições defendidas.
e)
defender a caridade como realização pessoal, por meio de práticas assistenciais, na defesa dos menos favorecidos.
Resposta

Letra A. Alguém pode citar tbm pq a 'C' tá errada?

Re: (ENEM PPL 2016) Interpretação

Enviado: 30 Abr 2018, 11:17
por Sypru
Olá, embora, à primeira vista, aparente que haja um relacionamento mútuo entre patrão e empregado, burguês e proletariado, capitalista e trabalhadores, na verdade, não há, muito menos o interesse mútuo. Segundo a Marx e a teoria acerca do Exército Industrial de Reserva (ou somente Exército de Reserva), o trabalhador se sujeita a privações e abusos devido ao enorme contingente de desempregados que estão dispostos a ocupar tal posição de submissão. Além desse fato teórico, a interpretação do texto é conotativa, não está expressando o sentido literal de ser "peças de máquinas", portanto, interpretar o simbolismo da sociedade e correlacioná-la com o texto no sentido de ser uma "vivência real" não faria sentido de acordo com os argumentos supracitados. Portanto, com base no sentido conotativo expresso no texto, conclui-se que a importância da dimensão simbólica da sociedade é expressa em um sentido transcendental da concretude da vida xD.