Página 1 de 1

(IDECAN/2018) Crase

Enviado: Ter 15 Set, 2020 20:46
por eivitordias
(IDECAN/2018) - Assinale a alternativa cujo conteúdo apresenta uso indevido do acento grave, indicador de crase na língua portuguesa.

A) “Deixada à própria sorte, a metade ocidental durou pouco.” (4º§)
B) “... não seria nenhum absurdo que alguns costumes alimentares cristãos, como comer peixe às sextas-feiras, tivessem a força de lei, ...” (6º§)
C) “... não seria nenhum absurdo que costumes alimentares cristãos tivessem a força de lei com penas severas àquele que degustasse uma costelinha no dia sagrado.”
D) “... assim seria o Velho Mundo se o Império Romano não tivesse se desintegrado: uma única nação contornando o Mediterrâneo à caminho das costas europeia, asiática e africana”.
Resposta

D
Alguém poderia, por favor, explicar cada item (em especial a alternativa B)?

Re: (IDECAN/2018) Crase

Enviado: Ter 15 Set, 2020 21:53
por erihh3
a) existe crase pois foi o modo em que foi deixada. Estruturas semelhantes seriam "Á toa" e apenas "à sorte", por exemplo.

b) Existe a preposição e o artigo feminino neste caso. Veja que se você substituir sexta (feminino) por sábado (masculino), você teria "..comer peixe aos sábados". O que evidência a aglutinação da preposiição + artigo. No caso feminino, que é o analisado, então, haverá crase

c) Também tem a aglutinação "a" + "aquele".

d) Neste caso está incorreto porque só existe a preposição e não o artigo. Se houvesse um artigo, a frase seria ".. contornando o Mediterrâneo ao caminho ..", que está errado. Existindo apenas a preposição, não haverá aglutinação e consequentemente não haverá crase