Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Maratonas de MatemáticaII Maratona de Matemática IME/ITA

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theblackmamba
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Out 2012 06 08:31

Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por theblackmamba »

Solução do Problema 310

Se um número complexo é raiz dupla então seu conjugado também tem multiplicidade 2. Como há 5 raízes então [tex3]2[/tex3] é raiz simples, [tex3]i[/tex3] e [tex3]-i[/tex3] são raízes duplas.

Podemos reescrever o polinômio desta maneira:

[tex3]P(x)=(x-i)^2 \cdot (x+i)^2 \cdot (x-2)[/tex3]

Para achar a soma dos coeficientes basta fazer [tex3]x=1[/tex3] e achar o valor de [tex3]P(1)[/tex3] :

[tex3]P(1)=(1-i)^2 \cdot (1+i)^2 \cdot (1-2)[/tex3]
[tex3]P(1)=[(1-i)(1+i)]^2 \cdot (-1)[/tex3]
[tex3]P(1)=-(1^2 -i^2)^2[/tex3]
[tex3]P(1)=-(1+1)^2\,\,\Leftrightarrow \,\,\boxed{P(1)=-4}[/tex3] . Letra A

-------------------------------

Problema 311

(ITA - 2002) Mostre que [tex3]\left(\frac{x}{y}+2+\frac{y}{x}\right)^4 > C_{8}^4[/tex3] para quaisquer [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] positivos.

OBS.: [tex3]C_{n}^p[/tex3] denota a combinação de [tex3]n[/tex3] elementos tomados de [tex3]p[/tex3] a [tex3]p[/tex3] .

Editado pela última vez por theblackmamba em 06 Out 2012, 08:31, em um total de 2 vezes.
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caju
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por caju »

Solução do problema 311

Sabemos que [tex3]C_{8}^4=\frac{8\cdot 7\cdot 6\cdot 5}{4\cdot 3\cdot 2}=70[/tex3] .

Como [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] são reais e positivos, podemos fazer a troca de variável [tex3]\frac{x}{y}=k[/tex3] :

[tex3]\left(k+2+\frac{1}{k}\right)^4 > 70[/tex3]

Agora devemos ver que, quando [tex3]k[/tex3] está crescendo, temos que [tex3]\frac 1k[/tex3] está decrescendo, e vice-versa.

Ou seja, quando [tex3]k>1[/tex3] , temos que [tex3]\frac 1k<1[/tex3] e quando [tex3]k<1\rightarrow \frac 1k>1[/tex3] .

Sendo assim, podemos concluir que um dos valores (ou [tex3]k[/tex3] ou [tex3]\frac 1k[/tex3] ) sempre será maior do que [tex3]1[/tex3] . E o outro estará entre [tex3]0[/tex3] e [tex3]1[/tex3] , pois o enunciado diz que estamos trabalhando apenas com números positivos.

Com o raciocínio acima, podemos escrever:

[tex3]\left(k+2+\frac{1}{k}\right)>3[/tex3]

[tex3]\left(k+2+\frac{1}{k}\right)^4>3^4[/tex3]

[tex3]\left(k+2+\frac{1}{k}\right)^4>81>70[/tex3]

Ou seja, voltando às variáveis [tex3]x[/tex3] e [tex3]y[/tex3] :

[tex3]\left(\frac{x}{y}+2+\frac{y}{x}\right)^4 > 81>70=C_8^4[/tex3]

Como queríamos demonstrar...

------------------------------------------

Problema 312

(EN - 2002/2003) De um ponto [tex3]P[/tex3] do cais, João observa um barco AB ancorado. Para um sistema de eixos ortogonais os pontos A e B têm coordenadas respectivamente iguais a (0, 20) e (0, 40), enquanto [tex3]P[/tex3] encontra-se no semi-eixo positivo das abscissa de. Se o ângulo APB de observação é máximo, então a abscissa de [tex3]P[/tex3] é igual a:

a) [tex3]20\sqrt 2[/tex3]
b) [tex3]20\sqrt 3[/tex3]
c) [tex3]20[/tex3]
d) [tex3]15[/tex3]
e) [tex3]10[/tex3]

Editado pela última vez por caju em 07 Out 2012, 00:50, em um total de 2 vezes.
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PedroB
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por PedroB »

Solução do problema 312

Desenhando um esquema no plano cartesiano podemos ver que ira se formar o triangulo APB e o triangulo BOP.

Sendo as tangentes dos angulos APB e BPO respectivamente tga e tgb e x sendo a abscissa, temos:

[tex3]\tan (a+b) = \frac{40}{x}[/tex3]

[tex3]\frac{\tan a + \tan b}{1-\tan a\cdot \tan b}=\frac{40}{x}[/tex3]

[tex3]\frac{\tan a + \frac{20}{x} }{ 1 - \tan a\left(\frac{20}{x}\right)} = \frac{40}{x}[/tex3]

[tex3]\frac{\frac{x\tan a + 20}{x} }{ \frac{x - 20\tan a}{x}} = \frac{40}{x}[/tex3]

[tex3]\frac{x \tan a + 20}{x - 20\tan a}=\frac{40}{x}[/tex3]

[tex3]x^{2} \tan a + 20x = 40x - 800\tan a[/tex3]

[tex3]\tan a(x^{2} + 800) = 20x[/tex3]

[tex3]\tan a = \frac{20x}{x^2 + 800}[/tex3]

Maximizando a função encontrada e igualando a zero para achar o
ponto de máximo:

[tex3]20\cdot(x^{2} + 800) - (20x)(2x) = 0[/tex3]

[tex3]20x^{2} + 16000 - 40x^{2} = 0[/tex3]

[tex3]20x^{2} = 16000[/tex3]

[tex3]x^{2} = 800[/tex3]

[tex3]x = 20\sqrt{2}[/tex3]

Alternativa A

------------------------------------------

Problema 313

(ITA - 1985) Num triângulo ABC considere conhecidos os ângulos BAC e CBA e a medida d do lado AB. Nestas condições, a área S deste triângulo é dado pela relação:

[tex3]\begin{array}{ll}\text{a)}\,\,\,\,\, S = \frac{d^{2}}{2\sen (BAC + CBA)} & \text{b)}\,\,\,\,\, S = \frac{d^{2}(\sen BAC)(\sen CBA)}{2\sen (BAC + CBA)}\\\\ \text{c)}\,\,\,\,\, S = \frac{d^{2}(\sen CBA)}{2\sen (BAC + CBA)} & \text{d)}\,\,\,\,\, S = \frac{d^{2}(\sen CBA)}{2\cos (BAC + CBA)}\\\\ \text{e)}\,\,\,\,\,S = \frac{d^{2}(\sen BAC)(\sen CBA)}{2\cos (BAC + CBA)}\end{array}[/tex3]
Editado pela última vez por PedroB em 14 Out 2012, 20:41, em um total de 4 vezes.
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theblackmamba
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por theblackmamba »

Solução do Problema 313

Seja:

[tex3]\angle BAC=\alpha[/tex3]
[tex3]\angle CBA=\beta[/tex3]

Por consequência, [tex3]\angle ACB=\pi-(\alpha+\beta)[/tex3]

Pela Regra dos senos:

[tex3]\frac{\overline{AB}}{\sen (\pi - (\alpha+\beta))}=\frac{\overline{BC}}{\sen \alpha}[/tex3]
[tex3]\frac{d}{\sen (\alpha+\beta)}=\frac{\overline{BC}}{\sen \alpha}\,\,\Leftrightarrow \,\,\boxed{\overline{BC}=\frac{d\cdot \sen \alpha}{\sen (\alpha+\beta)}}[/tex3]

Área do triângulo:

[tex3]A=\frac{\overline{AB}\cdot \overline{BC}\cdot \sen \beta}{2}[/tex3]

Portanto,

[tex3]\boxed{\boxed{A=\frac{d^2 \cdot \sen \alpha \cdot \sen \beta}{2\cdot \sen (\alpha+\beta)}}}[/tex3] . Letra B

--------------------------------

Problema 314

(AFA - 2004) Sendo [tex3]P(x)=x+3x^3+5x^5+7x^7+9x^9+...+999x^{999}[/tex3] , o resto da divisão de [tex3]P(x)[/tex3] por [tex3](x-1)[/tex3] é:

a) 249.500
b) 250.000
c) 250.500
d) 251.000
Editado pela última vez por theblackmamba em 15 Out 2012, 09:54, em um total de 2 vezes.
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Nat
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por Nat »

Solução do Problema 314

Os coeficientes de [tex3]P(x)[/tex3] formam uma PA de razão [tex3]2[/tex3] , onde [tex3]a_1 = 1[/tex3] e [tex3]a_n= 999[/tex3] .

[tex3]a_n = a_1 + (n-1)\cdot r\,\,\,\,\,\,\,\, \therefore \,\,\,\,\,\,\,\,\,999 = 1 + (n -1)\cdot 2 \,\,\,\,\,\,\,\, \therefore \,\,\,\,\,\,\,\,\, \boxed{n = 500}[/tex3]

Ao dividir [tex3]P(x)[/tex3] por [tex3](x-1)[/tex3] .:. O resto será a soma dos coeficientes

Somando os coeficientes tem-se:
[tex3]S_n = (a_1 + a_n)\cdot \frac n2\,\,\,\,\,\,\,\, \therefore \,\,\,\,\,\,\,\,\,\text{resto} = (1 + 999)\frac{500}{2}\,\,\,\,\,\,\,\, \therefore \,\,\,\,\,\,\,\,\,\boxed{\boxed{\text{resto}=25000}}[/tex3]

Aternativa b)

--------------------------------

Problema 315

(IME 2011) Seja [tex3]\text{arcsen} x + \text{arcsen} y + \text{arcsen} z = \frac{3\pi }{2}[/tex3] onde [tex3]x[/tex3] , [tex3]y[/tex3] e [tex3]z[/tex3] são números reais pertencentes ao intervalo [tex3][-1,\,\,1][/tex3] .
Determine o valor de [tex3]x^{100}+y^{100}+z^{100}-\frac{9}{x^{101} + y^{101} + z^{101}}[/tex3] .

a) -2
b) -1
c) 0
d) 1
e) 2
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FilipeCaceres
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por FilipeCaceres »

Solução do Problema 315

Devemos saber que [tex3]-\frac{\pi}{2}\leq \arcsen\leq \frac{\pi}{2}[/tex3] , a única forma para termos [tex3]\frac{3\pi}{2}[/tex3] será quando os arcos assumirem seu máximo valor. Assim temosvemos ter, [tex3]\arcsen x=\arcsen y=\arcsen z=\frac{\pi}{2}[/tex3] .

Logo,
[tex3]x=\sen\frac{\pi}{2}[/tex3]
[tex3]x=1[/tex3]

Desta forma temos,
[tex3]x= y=z=1[/tex3]

Portanto,
[tex3]x^{100}+y^{100}+z^{100}-\frac{9}{x^{101} + y^{101} + z^{101}}=3-\frac{9}{3}=\boxed{0}[/tex3] . Letra C

-------------------------------------------------------------------------------

Problema 316

(EN - 2000) considere a equação matricial [tex3]\begin{pmatrix}1&1&1\\1&3&-5\\1&2&-3\end{pmatrix} \cdot\begin{pmatrix}x\\y\\z\end{pmatrix} =\begin{pmatrix}0\\0\\1\end{pmatrix}[/tex3] . Se [tex3](a,b,c)[/tex3] é a solução desta equação, podemos afirmar que [tex3](-5a-3b-11c)[/tex3] vale

a) -2
b) -1
c) 0
d) 1
e) 2
Editado pela última vez por FilipeCaceres em 17 Out 2012, 22:02, em um total de 2 vezes.
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theblackmamba
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por theblackmamba »

Solução do Problema 316

[tex3]\begin{cases}x+y+z=0\\x+3y-5z=0\\x+2y-3z=1\end{cases}[/tex3]

Escalonando:

[tex3]\begin{cases}x+y+z=0\\0x+2y-6z=0\\0x+y-4z=1\end{cases}[/tex3]

Substituindo a segunda equação na segunda:

[tex3](3z)-4z=1\,\,\Leftrightarrow \,\,z=-1\,\,\Leftrightarrow \,\,y=-3\,\,\Leftrightarrow \,\,x=4[/tex3]

[tex3](x,y,z)=(a,b,c)[/tex3]

Logo,

[tex3]-(5a+3b+11c)=-[5\cdot 4+3\cdot (-3)+11\cdot (-1)]=\boxed{0}[/tex3] . Letra C

------------------------

Problema 317

(AFA - 2004) Se você vai comprar algo que custa cinqüenta e cinco centavos, em uma máquina automática, e dispõe de oito moedas de cinco centavos do mesmo modelo e cinco de dez centavos também do mesmo modelo, então, existem [tex3]n[/tex3] seqüências possíveis de introduzir as moedas, totalizando cinqüenta e cinco centavos. O valor de [tex3]n[/tex3] é:

a) 133
b) 127
c) 24
c) 4
Editado pela última vez por theblackmamba em 19 Out 2012, 17:50, em um total de 2 vezes.
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Juniorsjc
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por Juniorsjc »

Solução do problema 317
Podemos fazer:

[tex3]0,05x + 0,1y = 0,55[/tex3] onde x é o número de moedas de 5 centavos e y o número de moedas de 10 centavos.

Multiplcando toda a equação por 20 para ficar melhor:
[tex3]x + 2y = 11 \rightarrow x = 11 -2y[/tex3] Essa equação implica que x deve ser ímpar uma vez que x,y são naturais e diferentes de zero.

Logo [tex3]x[/tex3] pode assumir os seguintes valores: [tex3]{1,3,5,7}[/tex3]

Assim, vamos organizar nossas possibilidades:
1º Caso: [tex3]x = 1 \rightarrow y= 5[/tex3]
O número de permutações com dois elementos repetidos é dado por:

[tex3]P_m^{x_1,x_2 }= \frac{m!}{x_1!x_2!}[/tex3] onde n é o número de elementos, [tex3]x_1[/tex3] é o número de vezes que o elemento 1 se remete, e [tex3]x_2[/tex3] é o número de vezes que o elemento 2 se repete.

Assim, ainda pra primeira possibilidade, temos que [tex3]m = x + y = 1 + 5 = 6[/tex3] moedas, sendo que a moeda de 5 centavos se repetirá 1 vez e a moeda de 10 centavos 5 vezes. Jogando na fórmula:

[tex3]P_m^{x_1,x_2 }= \frac{6!}{5!1!} = 6[/tex3] maneiras diferentes para esse primeiro caso.

2º Caso: [tex3]x = 3 \rightarrow y = 4[/tex3] Repetindo o raciocinio anterior, podemos ser mais diretos:
[tex3]m = x + y = 3 + 4 = 7[/tex3] moedas, onde 3 são de 5 centavos e 4 de 10 centavos
[tex3]P_m^{x_1,x_2 }= \frac{7!}{3!4!} = 35[/tex3] maneiras diferentes para esse segundo caso.

3º Caso: [tex3]x = 5 \rightarrow y = 3[/tex3]
[tex3]m = x + y = 8[/tex3] moedas, onde 5 são de 5 centavos e 3 são de 10 centavos.
[tex3]P_m^{x_1,x_2 }= \frac{8!}{5!3!} = 56[/tex3] maneiras diferentes para esse terceiro caso.

4º Caso: [tex3]x = 7 \rightarrow y = 2[/tex3]
[tex3]m = x + y = 9[/tex3] moedas, onde 7 são de 5 centavos e 2 são de 10 centavos.
[tex3]P_m^{x_1,x_2}= \frac{9!}{7!2!}=36[/tex3] maneiras diferentes para esse quarto e último caso.

Logo o número de possibilidades diferentes com que ele pode inserir as moedas na máquina é:
n = 6 + 35 + 56 + 36 = 133 [tex3]\rightarrow[/tex3] Alternativa A

---------------------------------------------------------------------------

Problema 318

(ITA - 2004) Considere a equação [tex3]x^3 + 3x^2 - 2x + d = 0[/tex3] , em que [tex3]d[/tex3] é uma constante real. Para qual valor de [tex3]d[/tex3] a equação admite uma raiz dupla no intervalo [tex3]]0,1[[/tex3] ?
Resposta

Gabarito: [tex3]d=\frac{10\sqrt{15} - 36}{9}[/tex3]
Editado pela última vez por Juniorsjc em 21 Out 2012, 16:53, em um total de 4 vezes.
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poti
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por poti »

Solução do Problema 318

Uma raiz de um polinômio será dupla quando também for raiz da derivada do polinômio em questão.

[tex3]f'(x) = 3x^2 + 6x - 2 = 0[/tex3]

[tex3]\boxed{x = - 1 \pm \frac{\sqrt{15}}{3}}[/tex3]

Como o intervalo dado é ]0,1[, servirá para o problema apenas [tex3]- 1 + \frac{\sqrt{15}}{3} \approx 0,2[/tex3] :

[tex3]\left(-1 + \frac{\sqrt{15}}{3}\right)^3 + 3\left(-1 + \frac{\sqrt{15}}{3}\right)^2 - 2\left(-1 + \frac{\sqrt{15}}{3}\right) + d = 0[/tex3]

Que após expandido e resolvido, nos dá:

[tex3]\boxed{d = \frac{10 \sqrt{15}}{9} - 4}[/tex3]

--------------------------

Problema 319

(ITA-1980) O número de soluções inteiras e não negativas de [tex3]x + y + z + w = 5[/tex3] é:

a) 36
b) 48
c) 52
d) 54
e) 56
Editado pela última vez por poti em 22 Out 2012, 00:35, em um total de 3 vezes.
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theblackmamba
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Re: II Maratona de Matemática IME/ITA

Mensagem não lida por theblackmamba »

Solução do Problema 319

Podemos aplicar diretamente a fórmula obtida neste exercício: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/vie ... 22&p=52232&

Número de soluções:

[tex3]N=CR_{n}^p=C_{n+p-1}^p[/tex3]
[tex3]N=CR_{4}^5=C_8^5[/tex3]
[tex3]N=\frac{8!}{5!\cdot 3!}[/tex3]
[tex3]N=\frac{8\cdot 7 \cdot \cancel{6} \cdot \cancel{5!}}{\cancel{5!}\cdot \cancel{6}}\,\,\Leftrightarrow \,\,\boxed{N=56}[/tex3] . Letra E

--------------------

Problema 320

(AFA - 2004) Uma pirâmide regular de [tex3]6[/tex3] faces laterais tem sua base inscrita num círculo de raio [tex3]R[/tex3] . Sabendo-se que suas arestas laterais têm comprimento [tex3]L[/tex3] , então o volume desta pirâmide é:

a) [tex3]R^2 \cdot \sqrt{3(L^2-R^2)}[/tex3]
b) [tex3]\frac{R^2}{2}\cdot \sqrt{L^2-R^2}[/tex3]
c) [tex3]\frac{R^2}{3}\cdot \sqrt{2(L^2-R^2)}[/tex3]
d) [tex3]\frac{R^2}{2}\cdot \sqrt{3(L^2-R^2)}[/tex3]

Editado pela última vez por theblackmamba em 22 Out 2012, 18:52, em um total de 2 vezes.
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Movido de IME / ITA para Maratonas de Matemática em 16 Jan 2017, 20:09 por caju

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