Página 1 de 1

(UNICENTRO) Protozooses

Enviado: 28 Set 2020, 10:28
por joãofw
A tripanossomíase americana (doença de Chagas) era, primitivamente, uma zoonose de mamíferos silvestres e, só mais tarde, adquiriu o caráter de zoonose de animais domésticos e de endemia humana. A dinâmica de transmissão parece não exigir mais que uma espécie de hospedeiro vertebrado e uma outra de invertebrado, em cada foco enzoótico. Sobre as formas de transmissão do Tripanossoma cruzi, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.



I. A transmissão vetorial é considerada a de maior importância epidemiológica. O tripanossoma metacíclico presente nos dejetos do triatomínio (fezes ou urina) é capaz de penetrar em mucosas íntegras, porém, na pele, apenas quando houver alguma solução de continuidade na mesma.

II. O risco da transmissão sanguínea tem sido demonstrado como muito importante, principalmente quando o paciente receptor reside em zona urbana próxima de região endêmica e se lhe são prescritas muitas transfusões de sangue, especialmente se a triagem dos doadores não for feita por exames sorológicos adequados.

III. A transmissão congênita é muito frequente no Brasil, podendo ocorrer em qualquer fase da gestação, tendo como causa o aborto e partos prematuros. Recentemente foi proposto, em algumas zonas endêmicas, fazer-se junto com o “teste do pezinho” um exame da criança para se avaliar a taxa da transmissão congênita.

IV. A literatura cita diversas formas de transmissão, que ocorrem ocasionalmente, sem nenhuma importância epidemiológica, tais como: acidentes de laboratório, transplante de órgão de doador chagásico, ingestão de triatomínio positivo junto com algum alimento líquido ou sólido, através do leite materno.
Resposta

I,II e IV
Me ajuda a entender o porquê da afirmativa III estar errada.

Re: (UNICENTRO) Protozooses

Enviado: 28 Set 2020, 10:56
por MateusQqMD
Olá, joãofw.

Será que o problema do item não é afirmar que a causa da transmissão congênita se dá na forma do aborto/partos prematuros? Penso que sejam consequências.

Re: (UNICENTRO) Protozooses

Enviado: 28 Set 2020, 11:20
por eivitordias
Olá joãofw.

O erro está em afirmar que a transmissão pode ocorrer em QUALQUER fase da gestação.
Lembre-se que esta ocorre desde as segmentações até a organogênese.
Aparentemente o parasita só atinge a criança após a formação dos anexos embrionários, atravessando o córion.

"O T. cruzi atravessando o epitélio corial parasita o estroma vilositário, prolifera sob a forma amastigota e provoca alterações, sendo que o grau de envolvimento placentário está geralmente relacionado com a intensidade das lesões fetais"

FONTE: http://jped.com.br/conteudo/96-72-03-125/port.pdf (Jornal de Pediatria)