Página 1 de 1

Porque Professores de programação dizem que precisa de matemática para entender programação?

Enviado: 02 Ago 2021, 06:24
por EinsteinGenio
Exemplo:Meu ex-Professor de programação mencionava que é preciso entender de matemática para entender programação,hoje entendo que a afirmação dele não é verdadeira,pois há dois tipos de raciocínio logico,o textual e o matemático,eu pelo menos chamo-os assim para identificá-los,o textual é a habilidade no raciocínio para criar ou interpretar textos,já o raciocínio matemático é a habilidade no raciocínio para interpretar números e cálculos,a tabuada eu não sei,portanto o segundo não é minha praia,interpretar ou criar textos é comigo,por isso uso essa criatividade para criar programas,com 22 anos eu já tinha criado 8 programas para Linux e 8 programas para Windows com instalador em português do Brasil,claro que a matemática ajuda na programação,mas não é necessária para criar programas,para criar programas de computador, tu só tem que ter criatividade,pois a criatividade é a essência do programador.

Re: Porque Professores de programação dizem que precisa de matemática para entender programação?

Enviado: 27 Mar 2022, 15:34
por FelipeRibeiro
Mesmo que em 99% dos casos você não precise de matemática pra programar, sempre existe o 1% que precisa, e é nessa hora que são separados os programadores bons dos ruins. Muita gente acha que teorema de pitágoras, por exemplo, não é útil na vida de um programador; mas em desenvolvimento de jogos, tu sempre usa pra calcular a distância entre dois pontos. Outro exemplo é matrizes, todo mundo fala que é inútil para a vida, e realmente é; mas em áreas da programação como computação gráfica, inteligência artificial e até desenvolvimento de jogos é bastante usado.
Mesmo que pouco uso da matemática e física na programação seja um bom motivo pra aprender, eu sempre achei muito legal usar esses conceitos em um programa de computador. Fazer simulações físicas, usar trigonometria pra renderizar paredes em um jogo pseudo-3D (Wolfenstein 3D e Doom são exemplos disso), ou até um simples conhecimento de vetores ajuda muito a fazer movimentação de personagens em jogos.