Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

ALGORITMOS E IMPLEMENTAÇÕESDuvida Excel

Implementação de equações dentro da computação, programação e algoritmos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
JeanBidu
Junior
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Nov 2020, 18:09
Última visita: 30-10-21
Jan 2021 30 19:27

Duvida Excel

Mensagem não lida por JeanBidu »

Olá, estou com uma duvida nos comandos de cálculos, poderiam me ajudar a dizer como eu faço esse reajuste? A taxa de juros é de 5.5% a.a de um financiamento de 30 anos é uma tabela SAC, só queria entender como faz. Obrigado
fdgfdgdf.png
fdgfdgdf.png (113.95 KiB) Exibido 2152 vezes

Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 03-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Jan 2021 30 20:48

Re: Duvida Excel

Mensagem não lida por caju »

Olá JeanBidu,

A tabela SAC é de amortização constante. Ou seja, a primeira coisa que devemos fazer é calcular o valor da amortização. Para isso, devemos pegar o valor financiado e dividir pela quantidade de parcelas. Por exemplo, um empréstimo de 100000 em 360 meses dá uma amortização de 100000/360=277,77.

Assim, colocamos na coluna "amortização" do excel, em todas 360 linhas, o valor de 277,77.

Na coluna "saldo devedor", devemos colocar, em cada mês, uma fórmula que pegue o saldo devedor do mês anterior reduzido da amortização.

Na coluna "juros", devemos colocar o valor do saldo devedor do mês multiplicado pelo juros mensal.

Na coluna "Pagamento", devemos colocar uma fórmula que some a amortização e o juros do mês atual.

Veja uma planilha que criei com esses dados: https://www.4shared.com/office/LHIAPoog ... a_SAC.html


Grande abraço,
Prof. Caju

Editado pela última vez por caju em 30 Jan 2021, 20:50, em um total de 1 vez.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
JeanBidu
Junior
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Nov 2020, 18:09
Última visita: 30-10-21
Jan 2021 31 11:17

Re: Duvida Excel

Mensagem não lida por JeanBidu »

caju escreveu: 30 Jan 2021, 20:48 Olá JeanBidu,

A tabela SAC é de amortização constante. Ou seja, a primeira coisa que devemos fazer é calcular o valor da amortização. Para isso, devemos pegar o valor financiado e dividir pela quantidade de parcelas. Por exemplo, um empréstimo de 100000 em 360 meses dá uma amortização de 100000/360=277,77.

Assim, colocamos na coluna "amortização" do excel, em todas 360 linhas, o valor de 277,77.

Na coluna "saldo devedor", devemos colocar, em cada mês, uma fórmula que pegue o saldo devedor do mês anterior reduzido da amortização.

Na coluna "juros", devemos colocar o valor do saldo devedor do mês multiplicado pelo juros mensal.

Na coluna "Pagamento", devemos colocar uma fórmula que some a amortização e o juros do mês atual.

Veja uma planilha que criei com esses dados: https://www.4shared.com/office/LHIAPoog ... a_SAC.html


Grande abraço,
Prof. Caju
Entendi, mas no caso desse reajuste que pede na tabela, eu devo somar ele com o juros? Tipo 1,2%+5,5% para prosseguir com os calculos? Eu fiz aqui mas não estou muito confiante a esse pensamento.
Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2142
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 03-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Jan 2021 31 13:31

Re: Duvida Excel

Mensagem não lida por caju »

Olá JeanBidu,

Como está dito reajuste de "1,2% sobre o saldo devedor", não há dúvidas, tem que pegar o saldo devedor daquele mês e aumentar 1,2%.

O restante, permanece igual. Ou seja, o juros vai continuar sendo de apenas 5,5% e continuará incidindo sobre o saldo devedor, só que agora esse saldo devedor deu uma inflada de 1,2%. São coisas distintas.

Grande abraço,
Prof. Caju
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
JeanBidu
Junior
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Nov 2020, 18:09
Última visita: 30-10-21
Jan 2021 31 14:36

Re: Duvida Excel

Mensagem não lida por JeanBidu »

(Acho que essa duvida vai poder ajudar pessoas futuras) Eu refiz e aumentei somente o saldo devedor daquele ano com o reajuste de 1,2%, no entanto por ser uma tabela Sac no ano final deveria zerar a conta assim como você me mostrou naquela tabela de 360 meses ( havia mais reajustes e segui os passos do primeiro), só que se eu aumentar só o saldo devedor não dá certo o final. Então li novamente o enunciado e lá dizia para ser refeitos alguns dados, como você disse que o juros iniciais são contínuos, modifiquei então a Amortização acrescentando 1,2% e as outros reajustes subsequentes e desse modo deu certo o final sendo a ultima parcela do ano 30 ( linha 30) tendo o saldo devedor como 0.
Sem título.png
Sem título.png (89.67 KiB) Exibido 2107 vezes
Sem título2.png
Sem título2.png (59.67 KiB) Exibido 2107 vezes

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “ALGORITMOS E IMPLEMENTAÇÕES”