Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

MATEMÁTICA APLICADAAplicação da Variação Percentual

Aplicações e soluções para o dia-a-dia.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
WilsonRogerioBraun
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Set 2011, 12:32
Última visita: 25-10-11
Set 2011 25 18:51

Aplicação da Variação Percentual

Mensagem não lida por WilsonRogerioBraun »

Tenho uma situação que fiquei curioso pela solução matemática utilizando uma planilha do excel. Estava calculando a variação percentual do coeficiente de mortalidade infantil quando me deparei com um problema utilizado a fórmula: A1=x; B1=y; C1=(y-x)/x. Tinha uma série de coeficientes de municípios de um determinado ano que estava comparando com outra série destes municípios de anos subsequentes. Quando os valores de anos anteriores eram acima de 0 "ZERO" não houve problemas, porém quando em um ano anterior o valor foi 0 "ZERO" a fórmula dá como resultado #DIV/0, logicamente até entendo que não há como dividir um valor por 0 "zero", porém houve uma variação. Como posso interpretar esse resultado ou entender esta aplicação? Qual a fórmula sensível para casos como esse?

Avatar do usuário

caju
5 - Mestre
Mensagens: 2141
Registrado em: 19 Out 2006, 15:03
Última visita: 07-05-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 773 vezes
Agradeceram: 1491 vezes
Contato:
Out 2011 25 17:30

Re: Aplicação da Variação Percentual

Mensagem não lida por caju »

Olá WilsonRogerioBraun,

Vou apenas ilustrar sua situação com alguns exemplos, até mesmo para você ver o cenário que se encaixa minha solução.

[tex3]\begin{array}{c|c|c} A & B & C \\ 20 & 40 & 100% \\ 40 & 34 & -15% \end{array}[/tex3]

Ou seja, a sua coluna C expressa quantos porcento foi o aumento ou diminuição ocorrido quando a situação mudou de A para B.

Se em A o valor for ZERO, e em B for 12, pense comigo... quantos porcento aumentou? Não dá para dizer!!! Pois de ZERO para qualquer número há um salto absurdo. Não dá para exprimirmos esse aumento em uma porcentagem.

E a divisão por ZERO exprime exatamente esta impossibilidade de expressão. Você deve colocar um "IF" na sua célula C1 da seguinte forma:

Código: Selecionar todos

= IF(A1<>0;(B1-C1)/A1;"ERRO")
Grande abraço,
Prof. Caju

Editado pela última vez por caju em 25 Out 2011, 17:30, em um total de 1 vez.
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
WilsonRogerioBraun
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Set 2011, 12:32
Última visita: 25-10-11
Out 2011 25 21:48

Re: Aplicação da Variação Percentual

Mensagem não lida por WilsonRogerioBraun »

Olá Prof. Caju,
antes de qualquer coisa muito obrigado pelo retorno. Sob hipótese alguma questiono a sua tese, até concordo, porém desculpe-me pela persistência, mas com a aplicação desta fórmula não teríamos como comparar a situação em questão, por exemplo: se "A" e "B" tem um valor inicial de ZERO e um valor final de 10 e 20 respectivamente. Desta forma, penso que a análise teria que ser mais cuidadosa, talvez comparando-se os valores finais, sendo que "A" é 50% menor que "B", caso contrário, teríamos como resultado "ERRO". Seria isto?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (ENEM PPL - 2014) Variação percentual do PIB
    por britneyspears » » em Pré-Vestibular
    2 Respostas
    4035 Exibições
    Última mensagem por Júlia030412
  • Nova mensagem Variação percentual (com gabarito)
    por eduardofem » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    1686 Exibições
    Última mensagem por csmarcelo
  • Nova mensagem (Cesgranrio) Redução percentual
    por ALANSILVA » » em Concursos Públicos
    3 Respostas
    1312 Exibições
    Última mensagem por csmarcelo
  • Nova mensagem Fórmula Empírica e Percentual
    por AleSouza » » em Química Geral
    1 Respostas
    2904 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem Rendimento Percentual.
    por float » » em Química Geral
    1 Respostas
    993 Exibições
    Última mensagem por lmarcondes

Voltar para “MATEMÁTICA APLICADA”