Página 1 de 1

(UPE/SSA 3 2016) Radioatividade

Enviado: 05 Ago 2022, 16:29
por CherryBoy
Um hospital foi denunciado por realizar sessões de radioterapia com um equipamento cujo irradiador, denominado bomba de cobalto (cobalto-60), está vencido. O cobalto-60 é usado como fonte de radiação gama e possui um período de semidesintegração de 5,26 anos. Esse hospital realiza sessões de radioterapia para o tratamento contra o câncer, utilizando radiações ionizantes com o objetivo de destruir as células neoplásicas para obter uma redução ou o desaparecimento da lesão maligna. O equipamento lança feixes de radiação direcionados para o local contendo as células afetadas. A instituição alegou que as bombas de cobalto-60 foram adquiridas há 6 anos e atendem às especificações de tempo de utilização.
Nesse caso, a denúncia é infundada porque
A) a fonte de irradiação manteve a massa de cobalto-60, em razão da reversibilidade da reação de desintegração.
B) a concentração de radioisótopo na bomba passa a tornar mais perigoso o trabalho do técnico responsável pelo manuseio do equipamento.
C) apesar da diminuição da massa da amostra radioativa, mantém-se a emissão de radiação gama; logo, o tratamento continua sendo eficaz.
D) a quantidade de cobalto radioativo presente na amostra no momento da denúncia é 50% menor que no período inicial de utilização do irradiador.
E) o cobalto-60 continua sofrendo reações de transmutação, ao ter seus núcleos bombardeados com radiações gama no interior do equipamento.
Resposta

R=C.

Re: (UPE/SSA 3 2016) Radioatividade

Enviado: 08 Ago 2022, 20:12
por Deleted User 23699
O tempo de semi-desintegração é simplesmente o tempo de meia-vida
É o tempo que leva pra quantidade em massa da amostra ir de X gramas para X/2 gramas.
Tudo continua igual, só que tem menos massa.
É letra C.