Funções 2 ° Grau - Análise do Discriminante
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Esta f�rmula est� correta! O que iremos mudar � a parte de dentro da raiz (radicando), que � chamada de "DISCRIMINANTE" e representada pela letra grega Δ (delta). Portanto, a f�rmula "super correta" de Bhaskara �, na verdade: Onde "a", "b" e "c" s�o os coeficientes dos termos de nossa fun��o quadr�tica. Neste cap�tulo vamos estudar o papel desempenhado por esse "delta" no gr�fico de nossa fun��o. Na f�rmula de Bhaskara, o Δ est� dentro de uma raiz (� um "radicando") e logo ap�s um sinal ± (mais ou menos). Este fato de primeiro somar e depois diminuir é o que diferencia uma raiz da outra, pois "mais" Δ � diferente de "menos" Δ. E se este delta for igual � zero (Δ=0), n�o teremos diferen�a entre as raízes. Como uma fun��o quadr�tica sempre tem que ter duas raízes, dizemos que a fun��o com Δ=0 tem as duas raízes id�nticas. Se Δ≠0, ent�o a fun��o tem duas raízes distintas:
Agora, quando Δ≠0 (raízes distintas), teremos duas situações: quando Δ for positivo (Δ>0)e quando Δ for negativo (Δ<0). Como o Δ � um radicando (est� dentro de uma raiz quadrada), se for negativo (Δ<0), as raízes ser�o n�meros complexos n�o reais, pois raiz de n�mero negativo não � real. E quando Δ for positivo (Δ>0), ent�o as raízes ser�o n�meros REAIS. Veja o quadro de refer�ncia r�pida abaixo:
Como sabemos, raiz de uma fun��o � o ponto em que o gr�fico da fun��o "corta" o eixo X, ent�o podemos agora analisar o comportamento do gr�fico para cada um dos tipos de discriminante.
Com o discriminante positivo as raízes s�o REAIS, ent�o existem dois pontos em que o gr�fico "corta" o eixo X. O gr�fico pode ser destes dois tipos: ou Note que, nos dois exemplos, h� dois pontos de "corte".
Com o Δ=0 teremos duas raízes id�nticas. No gráfico, a parábola ir� apenas "tocar" no eixo X, n�o atravessando para o outro lado. Veja os desenhos abaixo: ou
Quando tivermos Δ < 0, as raízes n�o ser�o reais, ser�o COMPLEXAS, portanto n�o ir�o tocar ou cortar o eixo X, e o gr�fico poder� ser: ou Clique na seta "avan�ar" para continuar a mat�ria na seq��ncia. |
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